Home / Destaques / Toneladas de peixes aparecem mortos em viveiros na barragem de Umari
Incidente gerou a morte de 60 toneladas de peixe Foto: upanema.net)
Incidente gerou a morte de 60 toneladas de peixe Foto: upanema.net)

Toneladas de peixes aparecem mortos em viveiros na barragem de Umari

Na manhã desta terça-feira, 19, pescadores que trabalham nas proximidades da barragem de Umari, em Upanema, se depararam com vários peixes boiando no espelho d’água. Ainda não foi confirmada a quantidade total, mas os pescadores estimam que cerca de oito toneladas de peixes tenham morrido.

De acordo com o Secretário Estadual de Meio Ambiente de Recursos Hídricos, Mairton França, ainda não há nenhuma estudo que comprove a causa da mortandade dos peixes. “Há uma suspeita de que houve uma mudança drástica na temperatura dos tanques de piscicultura e isso tenha ocasionado as mortes, mas isso ainda é especulação”, declara.

O secretário informa que nesta quarta-feira, 20, pela manhã, haverá uma reunião com representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) para saber alguma posição quanto as causas do incidente, bem como definir estratégias para amenizar o impacto da mortandade dos peixes.

Na área afetada pelo desastre ambiental, são cerca de 400 tanques para criação de peixes, que estão divididos entre 13 sócios da Cooperativa de Criadores de Peixes do Rio Grande do Norte (COPIRN), e outros 3 da Colônia de Pescadores de Upanema (Z-52).