segunda-feira , 22 de outubro de 2018
Home / Cotidiano / Serviço de prevenção à infecção pelo HIV será lançado em hospital de Natal
No Rio Grande do Norte o serviço será ofertado à população no Hospital Giselda Trigueiro, com atendimento às terças-feiras, das 9h às 15h.
No Rio Grande do Norte o serviço será ofertado à população no Hospital Giselda Trigueiro, com atendimento às terças-feiras, das 9h às 15h.

Serviço de prevenção à infecção pelo HIV será lançado em hospital de Natal

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, lançará na segunda-feira (21), às 11h no auditório do Hospital Giselda Trigueiro, o serviço de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP HIV) – estratégia do Ministério da Saúde que utiliza medicamentos antirretrovirais antes da exposição ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV.

A estratégia somente é indicada para populações em situação de maior vulnerabilidade e que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV: gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas trans e trabalhadores (as) do sexo. Também estão incluídos os casos em que: frequentemente a pessoa deixa de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais); tem relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento; faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV); e apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

No Rio Grande do Norte o serviço será ofertado à população no Hospital Giselda Trigueiro, com atendimento às terças-feiras, das 9h às 15h. Na consulta inicial de triagem será feita a avaliação e observados os critérios de elegibilidade para iniciar a profilaxia, além de avaliação clínica para prescrição do medicamento. Em 30 dias o paciente retorna para avaliação, e então as consultas passam a ser trimestrais.

A PrEP HIV consiste no uso oral e diário de dois medicamentos antirretrovirais – tenofovir (TDF) e entricitabina (FTC) – em um único comprimido, para prevenir a infecção por HIV, que oferece um grau de proteção contra a infecção pelo HIV superior a 90%, quando tomada regularmente. A PrEP não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (tais como sífilis, clamídia e gonorreia) e, portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha.