domingo , 24 de setembro de 2017
Home / Opinião / Reflexões Teológicas / Ricardo Alfredo – Reflexões Teológicas

Ricardo Alfredo – Reflexões Teológicas

O QUE A BÍBLIA TEM A DIZER SOBRE A CORRUPÇÃO?

Quando refletirmos os textos das Escrituras, o que deve ser coisa costumeira de cada cristão, enxergamos as funções da Igreja neste mundo.
A principal função da Igreja é anunciar Cristo o libertador e salvador dos homens. Por outro lado, é dever-obrigação da igreja denunciar o pecado de corrupção, principalmente quando este atinge a viúva, o órfão, o aflito, o sem justiça e os pobres.
Quando o espírito de corrupção toma conta de uma nação, ele passa a andar de mãos dadas com a pobreza e a miséria. É por este motivo, que o combate a corrupção é uma questão de ordem moral, espiritual e humana.
O homem foi criado a semelhança de Deus, em pureza e generosidade. Porém, nos extraviamos pela cobiça e pelo ódio. E esta foi a entrada da violência e da morte, que lentamente arranca do homem a semelhança com Deus.
Diz a bíblia: “E criou Deus o homem à Sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” (Gn 1:27). E continua avisado: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto” (Gn 1:31).
Desde que o homem desejou um novo modelo cultural, a terra passou a ser regida por forças de corrupção. E disse Deus: “A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.” (Gn 6:11-12)
A corrupção, como a reconhecemos e a tratamos no dia atuais, é a violência em sua forma mais cruel. Ela está unida a violência da dignidade humana, seja pela precarização dos serviços públicos, seja pela facilitação do crime ou pelo aumento da miséria.
Davi, rei de Israel, fez uma pergunta retórica no Salmo 24: “Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração. Que não entrega a sua alma à vaidade e nem jura enganosamente.” No Salmo 26, porém, ele apresenta o homem que tem a mão direita cheia de subornos em contraste com o outro homem do Salmo 15:5 que “não empresta o seu dinheiro visando lucro e nem aceita suborno contra o inocente.”
Por outro lado, o profeta Isaías elogia os que agem com honestidade “…aquele cuja mão não aceita suborno.” (Is 33:15). E o profeta Amós denuncia “vocês oprimem o justo, recebem suborno e impedem que se faça justiça ao pobre nos tribunais.” (Amós 5:12).
Portanto, a luta contra a corrupção, faz todo o sentido para aqueles que dizem conhecer o Deus incorruptível e desejam viver para servi-lo, refletindo na vida o Seu caráter santo. A revelação de Deus na Sua Palavra nos confronta, nos transforma e nos move à missão. A missão se dá no solo real de um mundo corrompido e fragmentado. Sempre que a igreja busca se envolver na justa causa contra a corrupção estará respondendo à Deus em santidade e justiça.

Sem-Título-1

Caro leitor, como sou apaixonado pela Escola Dominical, sou até suspeito em falar sobre ela. Porém, lhe recomendo que nos domingos vá há uma igreja e participe da Escola Dominical e veja com seus próprios olhos e com os seus ouvidos atentos a boa mensagem de Cristo.

CANÇÕES QUE SE ETERNIZARAM (canção de Elvis Presley)
Reach Out To Jesus
Is your burden heavy as you bear it all alone?
Does the road you travel, harbor dangers yet unknown?
Are you growin’ weary in the struggle of it all?
Jesus will help you when on His name you call

He’s always there hearing every prayer, faithful and true
Walking by our side, in his love we hide all the day through
When you get discouraged just remember what to do
Reach out to Jesus, He’s reaching out to you

Is the life you’re living filled with sorrow and dispair?
Does the future press you with its worry and its scare?
Are you tired and jealous, have you almost your way?
Jesus will help you, just call to Him today

He’s always there hearing every prayer, faithful and true
Walking by our side, in his love we hide all the day through
When you get discouraged just remember what to do
Reach out to Jesus (I want Him)
Reach out to Jesus (I said to)
Reach out to Jesus, He’s reaching out to you
Estenda sua mão para Jesus
Sua cruz está pesada para sustentá-la sozinho?
A estrada que você trilha, abriga perigos ainda desconhecidos?
Você está crescendo cansado dessa luta toda?
Jesus ajudará você em tudo, se chamar pelo Seu nome

Ele sempre está presente, ouvindo toda oração, fiel e verdadeira
Andando ao nosso lado, em Seu amor nos apoiamos o dia todo
Quando você se vê desencorajado apenas lembre o que fazer
Estenda sua mão para Jesus, pois Ele está estendendo à você

A vida que você leva, está cheia de aflição e desespero?
O futuro te pressiona com preocupação e medo?
Você está cansado e desconfiado, quase perdeu seu caminho?
Jesus ajudará você, apenas fale com Ele hoje

Ele sempre está presente, ouvindo toda oração, fiel e verdadeira
Andando ao nosso lado, em Seu amor nos apoiamos o dia todo
Quando você se vê desencorajado apenas lembre o que fazer
Estenda sua mão para Jesus, (Eu O quero)
Estenda sua mão para Jesus, (Eu disse)
Estenda sua mão para Jesus, pois Ele está estendendo à você

CAMPANHA DE ORAÇÃO PELA NAÇÃO BRASILEIRA

Sem-Título-1
O apóstolo Paulo, célebre culto das sagradas escrituras, nós ensina que nas horas mais difíceis de nossas vidas devemos orar ao grande Criador do Universo (Deus) em busca de orientação e consolo. Oremos hoje pelo Brasil que passa por momentos de grande dificuldades.

CULTO DE DOUTRINA

Sem-Título-1
A palavra “doutrina” significa ensino, e é uma ordenança (“ide por todos mundo e fazei discípulos”. (Mt. 28:19)). A intenção da doutrina cristã é a mudança de vida, o aperfeiçoamento espiritual dos cristãos. E neste sentido, o propósito é ainda, diante das dificuldades impostas pelo sistema mundano, fazer discípulos que observarão os mandamentos de Cristo. No aprimoramento daquele que uma vez aceitou a fé, tendo o seu o aperfeiçoamento através da palavra de Deus.
Há todos esses conceitos, justa-se um homem com perfil de pastor de ovelhas que cuida e ama como Cristo. Parabéns meu pastor Francisco Miranda.
Todas as sextas feiras no templo sede da A.D. Mossoró. Localizada na av. Leste/Oeste.

RÁPIDAS DA SEMANA
1- Babalaô: trabalho para parar impeachment falhou
2- ONU acusa Israel de ser pior que Estado Islâmico
3- Jesus tatuador “arranca” o pecado das pessoas
4- Papa lava pés de doze refugiados
5- Crise pode ser juízo de Deus sobre o Brasil, diz pastor

PENSAMENTO DO DIA
“Pois o certo é que Deus não rejeita o íntegro e não fortalece as mãos dos que fazem o mal. (Jó 8:20).

RECONHECIMENTO

Sem-Título-1
Edmilson Rodrigues de Paula
Passou o tempo, os cabelos ficaram brancos, todavia um bom homem caminha em meio do seu povo com dignidade, e dele recebe respeito e admiração. Parabéns bom irmão cristão.

III Congresso Palavra Viva
Nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, na Segunda Igreja Batista em Mossoró, com os pastores Wilson Porte Jr. e Yago Martins. Grandes palestras cristãs.
Pré-inscrições abertas até 15 de abril
Para confirmar a sua inscrição é necessário realizar o pagamento na sede da Segunda Igreja Batista em Mossoró em horário comercial. Lembramos que as vagas são limitadas e que até o próximo dia 29 de fevereiro a inscrição custará promocionalmente apenas R$ 25,00, após esta data o valor será de RS 30,00.
Maiores informações: www.sibm.org.br ou no fone: 3316 1333

RÁPIDAS
1- Evangélica Marina Silva lidera nova pesquisa de intenção de voto para presidente em 2018
2- Paes e Lula explicitam desprezo por evangélicos: “Se sentem enviados de Deus”; Ouça gravação
3- PF grampeia Lula e flagra diálogo com Dilma que pode caracterizar crime; Entenda
4- 3,6 milhões de pessoas nas ruas pelo impeachment de Dilma; Malafaia foi vaiado no DF, diz jornal. (Fonte: gospelmais)

RESTAURAÇÃO DE VIDAS

Sem-Título-1
Sempre de ouvido atento ao Espirito Santo, o pastor e amigo Wendel Miranda implantou em Mossoró o culto da restauração que é um sucesso Espiritual.

É TEMPO DE REFLETIR
“Você vai ser feliz, mas antes a vida vai te ensinar a ser forte”. (Desconhecido)

A.D. MOSSORÓ PROMOVE
Primeiro batismo em águas do ano de 2016 e santa ceia para os presentes no Templo Sede no dia 03 de abril.

JOCUM E SBB QUEREM DISTRIBUIR 50 MILHÕES DE BÍBLIAS
A ideia é contar com a participação de cristãos de todo o Brasil
A JOCUM (Jovens com uma Missão) e a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) estão juntas no projeto “A Bíblia em cada casa” que até 2050 deverá entregar 50 milhões de exemplares da Bíblia para os 5.573 municípios brasileiros.
A ideia é atrair igrejas e pessoas de todas as regiões do país para participarem da entrega de uma Bíblia para as famílias brasileiras.
Acesse o site e saiba como participar: www.abibliaemcadacasa.com.br.

LEI GERAL DAS RELIGIÕES É APROVADA NA COMISSÃO DE JUSTIÇA E VAI A PLENÁRIO

Sem-Título-1

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 160/2009, que institui a Lei Geral das Religiões, foi aprovado nesta quarta-feira (16) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A proposta segue, agora, para votação em regime de urgência no Plenário do Senado.

O texto é apoiado por organizações religiosas, especialmente evangélicas, que querem isonomia em relação ao Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, segundo acordo firmado entre o governo brasileiro e a Santa Sé, em 2008, e ratificado no Decreto 7.107/2010. O relator, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), recomendou sua aprovação com quase dez emendas. (Fonte: Agência Senado)

INFORME ACJUS
A academia de ciências jurídicas e Sociais de Mossoró, informa que no dia 29 de abril. Sessão de elogio dos acadêmicos MILTON MARQUES DE MEDEIROS cadeira 04, RICARDO ALFREDO DE SOUZA cadeira 08 e PAULO LOPO SARAIVA cadeira 26. Todos estão convidados. (Fonte: ACJUS)

GUERRA RELIGIOSA INFINDÁVEL
CGADB é multada em R$ 9 milhões por descumprir ordem judicial
O pastor José Wellington Bezerra da Costa foi eleito para mais um mandato à frente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) durante a 41ªAssembleia Geral Ordinária em 2013.
Na época, o pastor Samuel Câmara, que também concorria ao cargo, requisitou que fossem apresentados os comprovantes de pagamento dos convencionais inscritos para participariam da eleição. O objetivo era verificar possíveis inscritos fora do prazo legal.
Segundo o pastor Robson Aguiar seriam cerca de 1.800 inscritos fora do prazo legal (28/12/2012). “A suspeita era que o pastor Wellington, para se beneficiar nas eleições, teria permitido as inscrições”, escreveu.
Pelos cálculos de Aguiar, sem esses votos irregulares, o pastor José Wellington ficaria com 7.203 votos e Samuel Câmara se sagraria vencedor, pois teve 7.407 votos. Isso mudaria totalmente a configuração da CGADB.
Após ter perdido, Samuel Câmara ajuizou ação junto à justiça. Ainda que a decisão judicial determinasse a apresentação dos documentos solicitados, José Wellington se recusou a fazê-lo. Sendo assim, a Justiça do Estado do Amazonas determinou multa diária no valor de R$ 50 mil reais. A liderança da CGADB decidiu não cumprir a sentença e o caso continuou nos trâmites judiciais.
Sua decisão foi por um agravo pedindo o efeito suspensivo da medida até que houvesse o trânsito em julgado. O pedido não foi aceito pelo desembargador Leonam Gondim da Cruz Junior em sua decisão. A diretoria da CGADB entrou com agravo interno, novamente foi negado o pedido do efeito suspensivo.
Em 3 de março de 2016, o caso ganhou um novo capítulo. O juiz da 1ª. Vara Cível e Acidentes do Trabalho de Manaus, José Renier da Silva Guimarães, exigiu que o presidente da Convenção Geral, dento de 15 dias pagasse nove milhões de reais em multas acumuladas desde 2013.
o pastor Samuel Câmara mostrou-se preocupado com a falta de transparência da maior instituição representativa das Assembleias de Deus no Brasil. “A nossa prioridade é trabalhar pela transparência, legalidade dos atos convencionais. Votos, mobilização e transparência, nós sempre tivemos”, afirmou.
Por sua vez, José Wellington, através do advogado da Convenção Geral, Dr. Abiezer Apolinário, recorreu da condenação, e entrou com um Agravo de Instrumento junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas. Ele tenta reverter a condenação, afirmando que a documentação dos comprovantes de inscritos já foi apresentada. (Fonte: gospel)

MENSAGEM AO AFASTADO DE CRISTO

Sem-Título-1

Eu Sou o Senhor, o teu Deus;
Eu Sou o teu protetor;
Eu Sou o teu fiel amigo
Na alegria e na dor.
E por que tu te entristeces?
Alegra o teu coração
Te lembras que eu ainda te amo
Sou Eu quem te tomo
Pela tua mão.

Se pelo fogo passares
As chamas não te queimarão
Ou na profundeza dos mares
As águas não te afogarão
Eu Sou aquele que te guarda
Eu vejo os caminhos teus
Volte agora mesmo para mim
Eu te escolhi e tu és meu!

Muitas vezes nas horas de angústia
Tu chegastes a dizer assim:
Deus não está me vendo
Parece que é chegado o meu fim.

Não temas por que Eu Sou contigo
Onde andares contigo eu irei
Das tuas iniquidades
E dos teus pecados
Não me lembrarei

LIDERANÇAS CRISTÃS LANÇAM NOTA EM DEFESA DO JUIZ SERGIO MORO
Instituições da ala do protestantismo no Brasil, a Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab) e o Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp) emitiram nota nesta sexta (25), manifestando-se sobre a corrupção no Brasil.
As igrejas estão em oração pelo pais e pela autoridade constituídas. E aos mesmo tempo tem apoiado a Operação Lava Jato e o Juiz Sérgio Moro.
A convocação é orar e jejuam pela nação nestes dias de crise.
Íntegra da Posição da CONCEPAB sobre a crise política
A Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil (Concepab) e o Fórum Evangélico Nacional de Ação Social e Política (Fenasp) vêm a público, neste momento crítico que o país atravessa, posicionar-se em defesa do Estado de Democrático de Direito.
Acreditamos, acima de tudo, que a igreja do Senhor deve recorrer à oração, obedecendo aos princípios bíblicos de orar por aqueles que estão investidos de autoridade para que sejam sóbrios, sábios e justos. Reafirmamos nossa confiança nas instituições brasileiras, que estão amadurecidas e assumem seus papéis frente à situação atual, com firmeza e justiça.
Defendemos a continuidade da Operação Lava Jato sob a jurisdição do Excelentíssimo Juiz Federal Sérgio Moro; as 10 Medidas propostas pelo Ministério Público para reforçar o combate à corrupção no país; e que os culpados, independentemente de suas funções sociais e políticas, sejam submetidos ao devido processo legal. Entendemos a nomeação do ex-presidente Lula como Ministro de Estado como uma afronta às instituições, na medida em que ele está sob investigação.
Nós da Fenasp e Concepab esperamos que os políticos coloquem o povo e a pátria acima de seus próprios interesses, sejam altruístas e se lembrem de que representam esse povo que se mobilizou em grandes protestos, pacíficos e ordeiros, pedindo nas ruas do país por um “basta”.

REFLEXÃO
Depois de sofrerdes um pouco, o Deus de toda a graça, Aquele que vos chamou em Cristo para a sua glória eterna, vos restabelecerá, firmará e fortalecerá, e tornar-vos-á inabaláveis. (1Pe 5:10).