sexta-feira , 24 de novembro de 2017
Home / Destaques / Regionalização da saúde pode reduzir filas de espera no Estado
Larissa Rosado: “É importante que o Estado intervenha de forma efetiva para que haja a interiorização do serviço a saúde”
Larissa Rosado: “É importante que o Estado intervenha de forma efetiva para que haja a interiorização do serviço a saúde”

Regionalização da saúde pode reduzir filas de espera no Estado

Dinâmica, a Política de Regulação em Saúde no SUS é um processo em constante aperfeiçoamento, que deve ser condizente com suas diretrizes e princípios.

Dentro dessa perspectiva, a deputada estadual Larissa Rosado (PSB), solicitou do Governo do Estado, a criação de pólos de regulação nas cidade de Mossoró, Pau dos Ferros, João Câmara, Caicó, e Santa Cruz e Natal com co-gestão do Estado e municípios, regionalizando assim essa regulação.

“Esse tipo de ação fortalece o sistema na medida em que é capaz de dar respostas adequadas aos problemas e necessidades de saúde da população”, justifica a parlamentar.

Segundo o requerimento, a descentralização tem como objetivo principal a melhoria da qualidade e resolutividade dos serviços de saúde, garantindo o acesso de toda a população, o mais próximo possível de sua residência.

Os pólos facilitarão ainda, a universalização do acesso a saúde, diminuam-se as filas de consultas de cirurgias eletivas e de urgências da ortopedia e dos demais serviços de saúde. “É importante que o Estado intervenha de forma efetiva para que haja a interiorização do serviço a saúde”, sugere Larissa.