quarta-feira , 18 de setembro de 2019
Home / Destaques / Qual é o bairro: Abolição (Mossoró/RN)
Bairro é composto por sete conjuntos habitacionais, dos quais quatro também têm o nome de “Abolição” / Reprodução/Google Street View
Bairro é composto por sete conjuntos habitacionais, dos quais quatro também têm o nome de “Abolição” / Reprodução/Google Street View

Qual é o bairro: Abolição (Mossoró/RN)

O bairro Abolição, situado na Zona Oeste da cidade de Mossoró, é composto por sete conjuntos, dos quais, quatro levam o mesmo nome do bairro. A segunda maior cidade do RN foi o primeiro município potiguar a abolir a escravidão. Isto aconteceu, oficialmente, em 30 de setembro de 1883, anunciado por Joaquim Bezerra: “Mossoró está livre. Aqui não há mais escravidão!”.

Sua mensagem foi recebida cinco anos antes da Lei Áurea. O movimento abolicionista foi gestado na Loja Maçônica “24 de Junho”, a qual cumpriu um importante papel na defesa da liberdade, pressionando a Câmara Municipal a instituir “A Sociedade Libertadora Mossoroense”. Foram libertadas da condição de escravidão ao menos 86 pessoas na época. A cidade acabou sendo refúgio daqueles que buscavam ser livres.

O bairro homenageia e celebra a trajetória de seu povo, que deram exemplos de pioneirismos também em outras áreas. É de Mossoró o primeiro voto feminino e a organização pela expulsão do temido bando de Lampião, quando da tentativa de investir contra a cidade. A ânsia pela liberdade é o que conduz toda gente mossoroense.

 

Brasil de Fato