terça-feira , 19 de novembro de 2019
Home / Regional / Portaria proíbe uso de água do Canal do Pataxó para irrigação
Agricultores terão que desativar projetos de irrigação
Agricultores terão que desativar projetos de irrigação

Portaria proíbe uso de água do Canal do Pataxó para irrigação

Instituições estiveram reunidas na tarde desta segunda-feira (04), na Câmara Municipal de Itajá, na região do Vale do Assú/RN, para comunicar restrições aos moradores e irrigantes da zona rural do município.

A partir da publicação de portaria do Governo do Estado, nesta terça-feira (05), fica restrito o uso da água para qualquer finalidade, exceto para o consumo humano e animal.

“O trecho da restrição será da bomba da Caern no Canal do Pataxó até a captação da Caern na adutora Sertão-Central-Cabugi. Vamos fazer também um trabalho de fiscalização junto aos usuários para poder cumprir a portaria. Portanto, a água que entra no Canal do Pataxó somente poderá ser usada para o abastecimento da cidade de Itajá e da adutora da Caern”, disse Josivan Cardoso, diretor do Igarn.

Participaram da reunião o diretor do Instituto de Gestão das Águas do RN, Josivan Cardoso; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu; o prefeito da cidade, Licélio Jackson; representantes da Caern, Vereadores, agricultores e a população.

O Município de Itajá é abastecido através de um sistema próprio, na qual cerca de 1200 ligações retiram água do Canal do Pataxó.

Para o agricultor Antônio Peixoto, a medida é necessária. “Temos que acatar a decisão, pois a situação não está fácil. Estamos vendo que a água da barragem não está mais passando para o canal. Tem que ser isso mesmo e temos que aceitar essa decisão. A gente tinha um gado pequeno para gerar renda, mas hoje isso já não é mais possível”, explicou ele.