Petrobras deixou de investir R$ 200 milhões no RN nos últimos dois anos, calcula Sindipetro

Muitas empresas fornecedoras da Petrobras foram atingidas pela redução dos investimentos, especialmente na região mossoroense. O Sindicato das Empresas de Petróleo e Gás do Rio Grande do Norte (SIPETRO/RN) calcula que o investimento da Petrobras foi reduzido em pelo menos R$200 milhões de reais nos últimos dois anos.

Um dos reflexos da queda nos investimentos é o fato de, apesar de já ter chegado a produzir mais de 100 mil barris de petróleo-equivalente (petróleo e gás natural somados) nos anos 1990, a parte terrestre da Bacia Potiguar oscila hoje entre 60 e 70 mil barris de petróleo-equivalente por dia.

Diante deste cenário, a atual situação da atividade petrolífera em terra será o alvo das discussões no I Seminário Estratégico “Terras de Petróleo” que acontece nesta sexta-feira, dia 19 de maio, a partir das 14h30 no auditório principal da sede do Fecomércio/RN.

O seminário vai debater as ações e proposições para a revitalização das atividades de petróleo em terra para os estados do Rio Grande do Norte e Ceará.

Entre as instituições participantes estão o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Federações das Indústrias e do Comércio dos Estados do RN e CE, sindicatos locais de empresas e de trabalhadores, universidades, SENAI, SEBRAE, Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), empreendedores e trabalhadores do setor.

Com informações do Sindipetro/RN.