sexta-feira , 24 de novembro de 2017
Home / Opinião / Emery Costa / Padre Sátiro e Santo Tomaz de Aquino

Padre Sátiro e Santo Tomaz de Aquino

Os leitores têm testemunhado com que satisfação e insistência eu tenho me utilizado desse espaço para refletir algumas lições de sabedoria saídas do pensamento dopadre Sátiro Cavalcanti Dantas.Hoje, eu trago mais uma, onde ele escreveu: “A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria”. “Os que recebem alguma coisa sem antes terem sofrido por ela,a conservam sem amor”, diz o sacerdote baseado num pensamento de Santo Tomaz de Aquino, reconhecido sacerdote e doutor da nossa igreja católica, falecido em 1225 aos 48 anos de idade. Naquele instante Santo Tomaz de Aquino estava de viagem para o Concílio de Lião convocado pelo Papa Gregório X. E aduz padre Sátiro: “Obra principal a Suma Teológica, síntese da Teologia”. E encerra: “Em meus estudos eclesiásticos o pensamento tomista foi a luz fundamental”.

POLICIAMENTO
Ultimamente nesse aspecto da falta de segurança de que é que nós mais reclamamos? Da falta de policiamento nas ruas. E agora o que é que estamos vendo? Policiais nas ruas, especialmente naquelas de maior visibilidade. Só se espera que não seja “apenas por alguns dias” e depois tudo fica como antes no quartel de Abrantes.

FRATERNIDADE
Eis aí uma autêntica mobilização ecumênica sob a égide do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil. A Campanha da Fraternidade deste ano envolvendo todas as confissões religiosas será lançada no dia 10 de fevereiro. O tema será “Casa comum, nossa responsabilidade”. E o tema bíblico “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.

HIPER QUEIROZ
A identidade visual do novo Híper Queiroz que vai ser inaugurado na segunda-feira, dia primeiro de fevereiro, foi confeccionada pela empresa de Michelson Frota. Além da padronização, ficou tudo muito bonito e moderno.

SOCORRO
Descartada sumariamente pelo governador Robinson Faria só porque defendeu que o governo estadual deveria dialogar com os professores da Uern em greve, a professora Socorro Batista está sendo convocada pelo Ministério da Educação para prestar os seus serviços agora em Brasília.

GASTOS
A Prefeitura de Mossoró explicou que mesmo estando previstos no orçamento, os gastos com o Carnaval serão levados para a área da saúde adquirindo três aparelhos de raio-X. De outro lado a mesma prefeitura explica que os gastos com propaganda (e que são bastantes mais elevados) não podem deixar de ser investidos porque estão previstos no orçamento. Quem vai entender?

FECHADOR
Quer dizer que vão fechar o Hospital da Polícia Militar? Desse jeito Mossoró vai se inscrever no Livro dos Records (o Guines Book) como a cidade que mais fechou hospitais no mundo. Eu só me recordo da época das pelejas de Aluízio Alves versus Dinarte Mariz quando AA passou a chamar Dinarte em todas as vias públicas de “fechador” porque este vinha fechando escolas e outros equipamentos.

PIORES
William Robson Cordeiro reacendeu uma sentença implacável de Mino Carta onde ele diz que “há jornalistas que são piores do que o patrão”. Verdade absoluta.

SUJEIRA
O fotógrafo Carlos Roberto deu o seguinte depoimento: “Há décadas não via Mossoró tão abandonada. Ou melhor, tenho 41 anos nunca tinha visto minha amada cidade tão suja”. E aí ele mostra imagens que ele mesmo fez há 25 dias. Passa pelo mesmo caminho e os monturos de lixo só fazem aumentar.

BANGALÔ
Eu tive as melhores referências sobre um local que todos classificaram como agradabilíssimo chamado “Bangalô” de Rodrigo Almeida, lá em Porto do Mangue (a terra dos irmãos Manoelzinho, Chagas e Assis). O restaurante é de primeira qualidade com músicas e shows ao vivo e uma gastronomia de fazer inveja aos melhores restaurantes.

LULA
O professor Aluísio Barros fazendo referência ao governo do ex-presidente Lula: “Eu não sou do PT porque não preciso ser de um partido político para torcer por quem tem mudado para melhor a vida do povo do meu país. A nossa vida. Eu sou brasileiro”.

FRANKLIN FILGUEIRA
A Índice Consultoria Empresarial e o seu consultor Franklin Filgueira aqui de Mossoró foram escolhidos pelo Instituto Euvaldo Lodi da Federação das Indústrias do Estado do Ceará para coordenar a elaboração do Planejamento Estratégico de todos os Conselhos Temáticos da FIEC. Além disto, aCâmara Setorialdo Trigo, da ADECE, também faz parte do projeto totalizando 12 conselhos.

THADEU BRANDÃO
Cuidem-se todos. O professor Thadeu Brandão, mestre da Ufersa e participante da bancada do “Observador Político” (FM-93 e TV Mossoró), anunciou que vai voltar a treinar jiu-jitsu após dar um intervalo de 14 anos nessas lutas.

CARREATA
Neste domingo, dia 31 de janeiro, vai partir do Centro de Evangelização “São João Paulo II” uma carreata denominada “Renascer 2016”, propalando o eventoque vaise realizar no período do carnaval. Podem ir de carro, moto, bike, a pé. A palavra de ordem é “Vem pro Renascer”.

LEÃO DO OESTE
Nosso companheiro Agnaldo Fidelis está gravando para a televisão uma matéria alusiva aos 10 anos da conquista baraunense no campeonato estadual. Agnaldo hoje em dia é auxiliar técnico da equipe do Baraúnas pelo qual ele vestiu a camisa gloriosamente tricolor.