terça-feira , 25 de setembro de 2018
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

DEFINIÇÕES

Eleição

O quadro político-eleitoral para 2018 dá seus passos iniciais. Até o momento as pesquisas não mostram uma posição do eleitor, mas isso mudará em breve. O eleitor diz que ainda não sabe em quem vai votar, mas os próprios candidatos não definem o cargo que irão disputar.

EMPRÉSTIMO
O Governo Federal suspendeu, até julho, as negociações de empréstimos ao Governo do Rio Grande do Norte. O motivo alegado é a baixa capacidade de pagamento do Estado que pretende empréstimos de quase R$ 1,6 bilhão com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica.

NOVIDADES
Iniciando pelo cargo de governador, confirmadas as candidaturas de Robinson Faria, Fábio Dantas, Fátima Bezerra e Carlos Eduardo, entre outros, vai ficando muito claro que a decisão final só acontecerá no segundo turno. Resta saber o nome dos dois finalistas.

ZENAIDE
No entendimento entre os partidos, o nome da deputada federal Zenaide Maia poderá ser indicado para a disputa de um cargo majoritário. Zenaide foi eleita deputada, cargo que lhe foi “emprestado” pelo irmão, ex-deputado João Maia, que já avisou seu desejo de voltar.

GERALDO
O projeto do ex-governador Geraldo Melo era disputar uma cadeira ao Senado, pelo MDB, em dobradinha com Garibaldi Filho, candidato à reeleição. Teve sua proposta vetada, mas seu nome tem aparecido nas pesquisas espontâneas, para o Senado e para o Governo do Estado.

LIDERANÇAS
Uma diferença patente no pleito atual é que não existe mais a romaria de políticos à Brasília, para entendimento com representantes da bancada federal. Ninguém observa, por exemplo, os senadores Garibaldi e Agripino definindo, de público, candidaturas ao governo do Estado.

ASSEMBLEIA
Na disputa por um cargo de deputado estadual existe uma verdadeira pulverização com candidaturas de todas as regiões do estado. Os novos pretendentes, em sua maioria, estão ligados ao poder executivo muncipal, ou seja, ex-prefeitos ou familiares dos atuais gestores.

APOIOS
Vereadores e ex-vereadores são procurados por candidatos a deputado estadual, não só em Mossoró, mas também em outros municípios. Dependendo dos votos que consigam transferir aos seus candidatos, estarão credenciados para disputa de novo mandato.

HOMENAGEM
No início da Sessão Solene que celebrou a emancipação política de Mossoró, a vereadora Sandra Rosado homenageou a vereadora Marielle Franco, do RJ, barbaramente assassinada, dizendo que a violência contra uma mulher é um atentado à democracia.

AMARN
A Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte – AMARN, elege hoje (16) o seu novo presidente. Disputam o cargo os juízes Hamilton Cartaxo, que faz parte da atual dretoria, e Herval Sampaio Júnior, pela oposição. A votação acontecerá das 8h às 17 horas.

VIAGENS
O deputado federal Rodrigo Maiaq, presidente da Câmara dos Deputados. imitando os demais concorrentes à presidência, iniciou viagens pelo país, com agenda de visita a 26 Estados. Viajará em jatinho particular bancado pelo seu partido, o DEM.

INTERVENÇÃO
Completando, hoje (16), um mês da intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro, o assassinato da vereadora Marielle Franco põe em cheque essa intervenção. Para os seus críticos, até o momento, a operação não apresentou nenhum efeito prático.

PAGAMENTOS
Ontem, a prefeita Rosalba revelou detalhes de dívidas do município com prestadores de serviços e fornecedores, com casos de pagamento do 13º salário atrasado em até três anos. E disse estar conseguindo pagar as dívidas, quitando até cinco parcelas adiantas dos acordos realizados.