Notas da Redação

CRISE

Julianne Faria

É de amplitude maior do que se imagina a crise que se tornou pública, na madrugada de ontem, envolvendo não somente o aspecto político-administrativo do governo Robinson Faria, mas atingindo o aspecto familiar, com a renúncia da esposa da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social.

COMUNICADO
Causou estranheza o afastamento da primeira-dama Julianne Faria haver sido comunicado em suas redes sociais, nas primeiras horas da madrugada de ontem, e com o governador Robinson em Brasília, tratando de assuntos administrativos.

RECUPERAÇÃO
Não deu tempo para o governador comemorar a avaliação do Tesouro Nacional em relação às contas do Estado do RN, que alcançou nota B no Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais do Tesouro Nacional. Os governos estaduais com nota A ou B têm acesso a crédito da União.

REFORMA
A saída de Julianne criou condições para Robinson realizar uma minirreforma no secretariado, substituindo algumas pastas e remanejando outras. No aspecto político, abriu mão da coordenação, que foi repassada ao filho, deputado federal Fábio Faria.

EXEMPLO
A atitude de Julianne Faria, em termos proporcionais, foi comparada a da esposa do então prefeito de Mossoró, Francisco José, Amélia Silveira que, nas redes sociais, abriu debate pública sobre o rompimento entre o marido e o governador Robinson.

EXPLICAÇÕES
Julianne divulgou nota de agradecimento aos que participaram de sua atividade, deixando de citar o governador Robinson nesse documento. Robinson agradeceu a ajuda recebida pelos que deixaram o governo ou foram por ele substituídos. Com o tempo, o assunto será melhor esclarecido.

VAGNER
Bacharel em Ciências Contábeis e especialista em Gestão Pública, Vagner Araújo substituirá a Julianne Faria na Sethas. Vagner, que é mossoroense de nascimento, já foi secretário de Trabalho (1994 e 2001) Planejamento (2003 a 2009), Casa Civil (2009 a 2010), além de cargos na prefeitura de Natal.

POSIÇÕES
Para se ter uma ideia das dificuldades do presidente Temer em aprovar a reforma da Previdência, basta ver o comportamento da a bancada do RN. Os deputados Beto Rosado e Walter Alves, indicaram dirigentes do governo federal, mas votarão contra o projeto.

PESSOAL
O voto contrário à reforma da Previdência do deputado federal Walter Alves, antes um defensor de mudanças nas regras previdenciárias, seria mais uma posição pessoal para mostrar sua insatisfação e a do senador Garibaldi Alves com o presidente Michel Temer.

REQUIÃO
Depois de Ciro Gomes foi a vez do senador Roberto Requião visitar o Rio Grande do Norte. Participou, em Natal, do lançamento da “Frente em Defesa da Soberania Nacional”. A senadora Fátima Bezerra e o deputado Fernando Mineiro participaram do evento.

BANCO
Após o desligamento de 9,4 mil empregados e fechamento de 402 agências, o Banco do Brasil prepara nova reformulação. Entre as medidas, pretende reforçar os escritórios digitais, tendo em vista que, atualmente, 72,1% do total de acessos às contas é feito via Internet.

TIRIRICA
A posição do deputado Tiririca lembra o filme “A volta dos que não foram”. Tiririca anunciou a renúncia, mas continua deputado federal. Deixará a política somente a partir de 2019. Talvez esteja faturando menos como parlamentar do que poderia receber como profissional do riso.