Notas da Redação

PMDB

PMDB-2-e1508517958908

O senador Garibaldi Alves assumiu a presidência do Diretório Regional do PMDB/RN com a responsabilidade de dirigir o partido nas próximas eleições, quando serão disputados os cargos de governador, duas vagas de senador, oito de deputado federal e 24 de deputados estaduais.

CRISE
Garibaldi será o principal responsável pela obtenção de resultados favoráveis nesse pleito. Apesar de todos os problemas vivenciados, Garibaldi declarou que o PMDB poderá ter candidatos próprios a todos os cargos disputados, inclusive o de governador do estado.

PREFEITO
Entretanto, mesmo dizendo que a prioridade de qualquer partido é ter candidatura própria, o presidente do PMDB/RN vê com simpatia a candidatura do primo Carlos Eduardo ao governo do Estado admitindo, inclusive já ter conversado com o prefeito de Natal sobre o assunto.

FAMILIAR
Lideranças, e até mesmo amigos do senador, estranharam a permanência do deputado federal Walter Alves na vice-presidência do diretório. A legenda que era chamada “partido dos Alves” ficou resumido a “partido de Garibaldi”, com o pai na presidência e o filho na vice-presidência.

ÁLVARO
Na convenção do PMDB, o vice-prefeito Álvaro Dias poderá ser o prefeito de Natal no caso de renúncia de Carlos Eduardo para disputar o governo do estado, foi aplaudido de pé quando homenageou o ex-ministro Henrique Alves, “que tanto fez pelo partido”.

REELEIÇÃO
Não é somente em Natal que as pesquisas mostram a grande rejeição à administração do governador Robinson Faria, mostrando a inviabilidade de sua candidatura à reeleição. Em Mossoró, circulam notícias de que os resultados teriam sido semelhantes aos da capital.

SUBSTITUTA
A insistente divulgação do nome e do trabalho da primeira-dama Julianne Faria é citado como sendo estratégia de Robinson para se manter na linha de frente da política potiguar. Mesmo com o filho deputado Federal, com a esposa, o mandato estaria, de fato, dentro de casa.

RENÚNCIA
Confirmando-se a hipótese de Robinson não disputar reeleição, para a esposa ser candidata, terá de renunciar seis meses antes das eleições, ou seja, em 7 de abril do próximo ano. O vice-governador Fábio Dantas assume em definitivo e passa a ser o governador do RN.

INTERPRETAÇÃO
Deputados estaduais e vereadores da capital estão prestando assistência social à população sem que a Justiça Eleitoral, pelo menos até o momento, interprete esses atendimentos como abuso de poder econômico, como interpretado por juízes eleitorais em outros municípios.

MAMOGRAFIA
Em momento de crise, com a saúde pública deixando de atender até mesmo as necessidades básicas da população, essas ações assistencialistas vão desde a consulta médica com entrega de óculos até à realização de mamografias para detecção precoce do câncer de mama.

PROTESTANTISMO
Por sugestão do deputado estadual Jacó Jácome, que é evangélico, a Assembleia Legislativa sedia na próxima segunda-feira (23) exposição alusiva à passagem dos 500 anos da Reforma Protestante, com apresentação de painéis e vídeos sobre o movimento reformista cristão.

APOIO
O Planalto confia na segunda rejeição da denúncia contra Temer, mas está consciente de que não conseguirá aprovar a agenda de prioridades que pretende estabelecer, como aprovação do aumento da alíquota previdenciária e adiamento do reajuste do funcionalismo púbico.

DESGASTE
A menos de um ano para a realização das eleições não serão aprovadas medidas impopulares que resultem em desgaste e prejuízos eleitorais e os parlamentares deverão incluir na pauta agenda simpática à população, como projetos ligados à área de segurança pública.

TESTOSTERONA
Bem ao seu estilo boquirroto, o pré-candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, disse que não via a possível concorrente Marina Silva com a energia necessária para a luta e que “o momento é muito de testosterona, hormônio em quantidade maior nos homens que nas mulheres.
¬