Notas da Redação

SUCESSÃO
Oe empresários do Rio Grande do Norte escolheram o Partido da Social Democracia Brasileira como caminho para a disputa de cargos majoritários e, desde as eleições municipais de 2016 alimentam esse projeto. Mossoró tem sido um ponto de encontro para esse objetivo.

CANDIDATOS
No quadro atual, há três candidatos praticamente definidos, embora outros tidos como alternativos possam aparecer. Robinson Faria, Carlos Eduardo Alves e Tião Couto, ou Marcelo Alecrim, deverão ser os nomes homologados nas convenções do próximo ano.

MOSSORÓ
Caso o nome de Tião Couto seja a escolha dos empresários, os demais candidatos deverão procurar em Mossoró os nomes para a composição da chapa. Pelo peso eleitoral da cidade, com repercussão na Região Oeste, não poderá haver outro caminho.

SENADO
Os empresários também assumirão uma candidatura ao Senado. Para o cargo, há dois nomes mais cogitados, o do deputado federal Rogério Marinho e o do deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza, mas outros nomes poderão ser acrescentados.

ROBINSON
O governador Robinson Faria acredita que a fase de desgastes está sendo ultrapassado e que tem em mãos recursos suficientes para investir em todos os municípios do estado. Em Natal, comentou com certa euforia a receptividade obtida em Mossoró quando de sua última visita.

SAÚDE
O Ministério da Saúde realizou o pagamento da primeira parcela – de R$ 56 milhões – do repasse total de R$ 150 milhões para a Secretaria de Saúde do RN, para atendimento a 167 municípios, já que serão aplicados em hospitais da rede estadual.

APLICAÇÃO
O repasse é feito ao Fundo Estadual de Saúde do RN para atender, primeiramente, os serviços de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, além de outras demandas do Estado, com o objetivo de melhor e ampliar na rede de atendimento a nível estadual.

LARISSA
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia aprovou Projeto de Lei da deputada estadual Larissa Rosado (PSB) que garante às pessoas que mantém união estável Homoafetiva o direito à inscrição, como entidade familiar nos programas de habitação desenvolvidos pelo Estado do RN.

A CCJ também aprovou outro Projeto de autoria da deputada Larissa, que denomina de Edifício Reitor Milton Marques de Medeiros o prédio sede da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS).

Hospitais
A decisão do governo estadual em fechar sete dos hospitais regionais movimentou a Assembleia Legislativa, com vários deputados protestando contra a decisão que trará prejuízos incalculáveis à população tão carente do Rio Grande do Norte.

FINANCIAMENTO
Os deputados lembraram que, no momento em que esses Hospitais Regionais forem transformados em UBS ou UPAS, sairão do âmbito do governo estadual e terão que ser financiados pelos municípios, que não possuem recursos suficientes para esse fim.