sexta-feira , 20 de outubro de 2017
Home / Destaques / Notas da Redação

Notas da Redação

POSSE

Gustavo Smith

Em Natal, a deputada Larissa Rosado representou a Assembleia Legislativa na posse do advogado Luiz Gustavo Alves Smith no Tribunal Regional Eleitoral. Na ocasião, declarou ser a Justiça Eleitoral essencial ao processo democrático no qual a sociedade é convocada para escolher seus representantes.

REGIMENTO
Em Mossoró, a vereadora Sandra Rosado apresentou projeto de resolução instituindo a Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno da Câmara Municipal. Comenta-se que, hoje, a Câmara possui três regimentos que são utilizados de acordo com a vontade do presidente da Casa.

AUDIÊNCIA
Para discutir a situação dos trabalhadores da empresa Porcelanatti, na manhã de ontem, a Câmara Municipal de Mossoró realizou audiência pública, proposta pelo vereador Alex Moacir. A empresa encerrou suas atividades há dois anos, mas os trabalhadores não receberam seus direitos trabalhistas.

SEGURANÇA
Outra audiência pública foi realizada ontem, na cidade de Patu, promovida pela Assembleia Legislativa. A discussão foi a respeito do “Agravamento da Insegurança no Alto Oeste Potiguar”. A conclusão imediata foi a de que o baixo efetivo de polícia é o principal problema da segurança na Região Oeste.

RANKING
Em levantamento de responsabilidade pelo Instituto Igarapé e divulgado pela revista “The Economist”, Natal e Mossoró estão entre as cinquenta cidades mais violentas do mundo. E identifica nos conflitos entre quadrilhas, a corrupção e a fragilidade das instituições públicas os principais problemas para essa situação.

HUGO
A coluna registra com pesar o falecimento, ontem, do empresário mossoroense Hugo Pinto e solidariza-se com o momento de dor vivido pela família. O sepultamento será hoje, sexta-feira, às 10 horas, no Cemitério Morada da Paz, em Natal.

TIRADENTES
No momento de conturbação política vivida no país, vale a pena lembrar que o feriado de hoje lembra a figura de Tiradentes, considerado o mártir maior da nossa Independência; morreu enforcado e depois foi esquartejado porque lutava pela independência do Brasil e contra a exploração e domínio portugueses.

HOSPITAL
Mesmo com a crise reinantes nos hospitais do Rio Grande do Norte, muitos deles sem a mínima condição de funcionamento, a Assembleia Legislativa aprovou projeto que autoriza o Executio a repassar recursos financeiros ao Fundo Garantidor das Parcerias Público Privadas para a construção do hospital de trauma de Natal.

BANCADA
Dos oito deputados federais do RN somente dois votaram contra a Reforma Trabalhista, Antônio Jácome e Zenaide Maia. Valeu a pressão feita pelo presidente Michel Temer junto aos líderes partidários. Walter Alves havia votado contra a urgência, mas recuou e Fábio Faria e Beto Rosado faltosos na reunião anterior, compareceram e votaram em favor da urgência da votação.

SUSPRESA
Ninguém esperava que o ex-ministro Palocci, no final do seu depoimento ao juiz Sérgio Moro, declarasse estar à disposição da Justiça, disposto a revelar “nomes e operações do interessa da Lava Jato”. E completou: “se o sr. Estiver com a agenda muito ocupada, a pessoa que o sr. determinar, eu imediatamente apresento todos esses fatos para um ano de trabalho”.

TRANSPOSIÇÃO
O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, voltou a assegurar à Bancada Federal do Rio Grande do Norte que as águas do rio São Francisco chegarão ao CE e RN ainda em 2017. Ontem, foi assinado contrato com o Consórcio Emsa-Siton para continuidade das obras.

GASOLINA
A Petrobras justifica o aumento do preço da gasolina e do óleo diesel, a partir de hoje, por conta da elevação do petróleo no mercado mundial e ajustes na competitividade da Petrobras no mercado interno e ressalta que a revisão de preços será feita pelo menos uma vez a cada 30 dias.