sexta-feira , 20 de outubro de 2017
Home / Opinião / Notas da Redação / Notas da Redação

Notas da Redação

PMDB
No programa eleitoral de ontem, o PMDB investiu nas ações relacionadas à agua no governo Garibaldi Alves. O hoje senador, Garibaldi, lembrou que sua administração foi conhecida como “Governo das Águas”. De quebra, falou no papel do PMDB na transposição do São Francisco.

Lairinho
O vereador Lairinho Rosado apresentou, ontem, projeto de lei que institui o uso da nota do ENADE como um dos critérios de avaliação de desempate em concurso público para provimento de cargo em nível superior no âmbito do município de Mossoró.

Milhões
Na mesma sessão o vereador Lairinho Rosado mostrou que a prefeitura de Mossoró continua gastando em excesso na propaganda do governo de Francisco José. Pelo que foi publicado no Jornal Oficial do Município, JOM, em 2016 já foram pagos 13,6 milhões.

Jório
O vereador Heró Silva apresentará hoje à Comissão Especial do pedido de afastamento do vereador Jório Nogueira da presidência da Câmara. O relatório final será submetido à avaliação dos outros dois membros da Comissão, vereadores Tomaz Neto e Manoel Bezerra.

Maioria
Três vereadores de oposição e sete da situação subscreveram esse pedido: Tomaz Neto, Genivan Vale, Lahyre Rosado, Claudionor dos Santos, Manoel Bezerra, Ricardo de Dodoca, Genilson Alves, Lucélio Guilherme, Cícera Nogueira, Flávio Tácito.

Prefeitos
O afastamento da presidente Dilma, ainda que ainda temporário, esfriará os debates que se encontram acirrados e haverá espaço para a discussão das eleições municipais. Os possíveis candidatos tiveram um bom período de férias. Chegou a hora da largada.

Henrique
Deverá retornar ao ministério do Turismo. Henrique Alves chegou pode ainda ser indicado para outro ministério, na área econômica, mas o anúncio está ficando para o fim para deixar o presidente Temer livre para negociar com outros partidos, caso haja essa necessidade.

Discursos
O Senado encerrou às 06:30 a sessão de pronunciamentos dos parlamentares que expuseram suas posições em relação ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Foram 50 senadores defendendo o impeachment, 20 ficaram com a presidente e um indeciso.

Placar
A votação foi imediata e a aprovação do impeachment recebeu 55 votos contra 22 que se manifestaram contra o processo. O senador Renan Calheiros convocou para 12h a reunião com o presidente do STF para combinar estratégia do julgamento propriamente dito.

Comunicação
A presidente Dilma será comunicada oficialmente ainda nesta manhã e o vice-presidente Michel Temer assumirá o cargo onde aguardará a decisão final do julgamento. O número de votos pela aprovação do relatório projeta que o resultado final será pelo afastamento.

Dilma
Dilma decidiu que demitirá todos seus ministros que decidiram sair em solidariedade a presidente e falará à nação às 10 horas de hoje. O vídeo foi gravado ontem e comenta a decisão do Congresso Nacional favorável ao seu afastamento.

Temer
Acreditando na aprovação do afasta 15 minutos mento da presidente Dilma, Michel Temer também gravou seu discurso já distribuído nas redes sociais e orientou Henrique Meirelles, escolhido ministro da Fazenda, para falar à nação às 15h de hoje.

Cerimônia
Com a demissão dos ministros e a ausência de Dilma do Planalto não haverá cerimônia de transmissão de posse, que será automática e imediata. Os ministro de Temer serão considerados empossados de imediato para que o governo comece a funcionar.