sexta-feira , 19 de outubro de 2018
Home / Destaques / Milhares de sobreviventes aguardam ajuda após forte terremoto na Indonésia
Foto/Ahmad Subaidi/ via Reuters
Foto/Ahmad Subaidi/ via Reuters

Milhares de sobreviventes aguardam ajuda após forte terremoto na Indonésia

Milhares de sobreviventes aguardam alimentos, água e tendas de campanha, nesta quarta-feira (data local), após perderem suas casas no último domingo no terremoto de magnitude 6,9 que atingiu a ilha de Lombok, na região central da Indonésia, e deixou pelo menos 105 mortos e cerca de 200 feridos.

Milhares de turistas deixam a ilha aos poucos, utilizando barcos e aviões, após acamparem com papelões e cobertores no aeroporto ou nas praias de Lombok desde o último domingo.

Os mortos são todos indonésios e entre os feridos há sete estrangeiros: um dinamarquês, um americano, uma britânica, um francês, uma belga, uma tcheca e uma sul-coreana.

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, disse ontem que o número de mortos deve aumentar.

A maioria das mortes aconteceu no norte de Lombok, onde várias casas e mesquitas desmoronaram e os serviços de emergência se esforçam na busca por sobreviventes ou na recuperação dos corpos.

Dezenas de feridos são tratados em tendas de lona improvisadas ao lado do hospital de Tanjung, no noroeste da ilha, já que o centro de saúde ficou danificado pelo tremor.

 

Agência EFE