sábado , 19 de agosto de 2017
Home / Opinião / Emery Costa / “Lá se vão…..”

“Lá se vão…..”

paulirmaos 08 de maio 1976

Celebrando os 40 anos desse importante evento para o pujante comércio mossoroense de outrora foi que decidi trazer de volta hoje essa foto histórica. Trata-se da inauguração da loja de eletrodomésticos Paulirmãos, episódio que se deu no dia 8de maio de 1976. A unidade comercial em foco ficava na rua CoronelGurgel, 409, em pleno bairro comercial de Mossoró. Essas figuras proeminentes que aparecem na linha de frente do ato inauguralnós vamos identificá-las agora,da esquerda para a direita: o então bispo de Mossoró,dom José Freire de Oliveira Neto, que deu a bênção às instalações da loja; a seguir o diretor-presidente do grupo Paulirmãos, senhor Alcides Paula; logo depois, João Newton da Escóssia; em seguida Dix-huit Rosado e logo depois, de braçoscruzados, está o senhor Tarcísio Maia. E se o evento sedeu em 8 de maio de 1976 e nós estamosem 2016 então….lá se vão….40 anos no túneldo tempoda história mossoroense. (essa foto é dos arquivos de Segundo Paula, filho de Alcides Paula).

FEVEREIRO
O mês de fevereiro que se iniciará amanhã possui algo de diferente. Ele terá 29 dias no seu total neste ano de 2016. E o ano, que é bissexto, terá 366 dias. Eis a diferença. Como diz o dito popular: quem nasceu em 29 de fevereiro só aniversaria de 4 em 4 anos.

CULTURA
Os movimentos culturais de Mossoró estão em ebulição. Tudo tem a ver com a extinção da Secretaria de Cultura nesse projeto de reforma administrativa proposto pelo prefeito Francisco José da Silveira Júnior e aprovado pela maioria silenciosa da Câmara Municipal transformando-a num departamento a funcionar escondido dentro da Secretaria de Educação. Vai haver choro e ranger de dentes.

COVEIROS
O jornalista Mário Gerson, que durante cerca de 10 anos foi o editor de cultura do jornal Gazeta do Oeste (recém-fechado), a propósito da extinção da Secretaria Municipalde Cultura, decretou: “Meus pêsames a Mossoró, cidade de tantos coveiros”.

OLAVO HAMILTON
Fala a voz da sabedoria, advogado Olavo Hamilton: “Cidadãos são abordados (não se sabe o porquê), sua imagem exposta ao arrepio da Lei, criança presenciando a infame cena, policial de arma em punho em atitude ameaçadora….o Capitão pousando de herói…o palco? Uma periferia esquecida por todos! Mas, haverá quem aplauda! A tragédia humana é, para muitos, o melhor dos espetáculos!”

PREJUZOS
A bandidagem tem nos causado grandes prejuízos. Como, por exemplo, a retirada dos terminais eletrônicos dos bancos de diferentes pontos da cidade, depois que os marginais começaram a explodir esses equipamentos. Agora, permanece fechada a agência dos Correios em Mossoró, localizada rua Felipe Camarão, ocasionando grandes prejuízos, principalmente às populações dos bairros Doze Anos, Boa Vista e adjacências. Essa agência dos Correios já foi assaltada reiteradas vezes.

SAÚDE
Eu não conheço a UPA do bairro Belo Horizonte até porque nunca fui lá, mas um morador do lugar veio me dizer que a UPA de lá está um cáos sem o material básico, funcionários insatisfeitos, pois falta luvas, soros, etc. Os enfermeiros trabalhando sem luvas colocando em risco a saúde dos pacientes. Esse é o cenário de cáos naquela UPA, diz o morador.