domingo , 25 de junho de 2017
Home / Universo / Dicas Gramaticais / Dicas Gramaticais

Dicas Gramaticais

Curiosidades

Retórica
É uma palavra com origem no termo grego rhetorike, que significa a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir ideias com convicção. A retórica é uma área relacionada com a oratória e dialética, e remete para um grupo de normas que fazem com que um orador comunique com eloquência. Tem como objetivo expressar ideias de forma mais eficaz e bonita, sendo também responsável pelo aumento da capacidade de persuasão. A retórica corresponde à formulação de um pensamento através da fala e por isso depende em grande parte da capacidade mental do orador. A retórica pode ser praticada e por isso era ensinada em várias escolas da Antiguidade, que abordavam a retórica e os seus diferentes estilos, que se alteram dependendo do tipo de discurso em questão. Durante bastante tempo, a retórica foi uma das bases da educação de jovens, e durante a Idade Média, era ensinada nas universidades, fazendo parte das três artes liberais, juntamente com a lógica e gramática. A retórica teve também uma forte influência em áreas como a poesia e política. Na Grécia Antiga, a linguagem corporal do orador também era muito importante, mais concretamente a postura, os gestos e a própria voz do orador. Na Grécia Clássica, Protágoras e Tísias contribuíram para o progresso da retórica, sendo que para isso se basearam na conhecida obra de Aristóteles, intitulada Retórica.

Curiosidades II

Oratória
É a arte de falar bem em público, de forma eloquente, sendo uma forma específica de comunicação. Para muitos autores, a oratória pode ser considerada uma arte mas também uma ciência. Isto porque tem uma vertente objetiva, com características específicas, técnicas e regras que podem ser aprendidas; e uma vertente subjetiva, como a personalidade ou carisma. A oratória é uma área que pode ser treinada e melhorada. Por esse motivo existem vários cursos de oratória, onde indivíduos aprendem diferentes técnicas. Esses cursos são muitas vezes frequentados por pessoas tímidas que não gostam ou não sabem falar em público, que querem melhorar a sua capacidade de persuasão ou simplesmente melhorar no âmbito profissional. A oratória é muito importante para pessoas que atuam no âmbito jurídico. A oratória é fulcral para advogados, por exemplo. Na literatura, as primeiras manifestações de eloquência surgiram com os poemas de Homero. No entanto, na área da oratória, ou seja, em discursos, só no século V a.C. apareceram os primeiros oradores exímios, como Péricles, por exemplo. Na Grécia clássica, alguns dos principais oradores foram Lísias, Isócrates e Demóstenes.

Rapidinhas

Gramaticando

O alface OU a alface?

Vejamos algumas palavras que nos deixam em dúvida quanto ao gênero, ou seja, não sabemos se são masculinas ou femininas. Quer um exemplo? Veja a palavra ALFACE.

Você diria: O ALFACE está bonito ou A ALFACE está bonita?

A palavra ALFACE é feminina. Diga, portanto, que a alface está bonita e barata.

Outra palavra em que as pessoas tropeçam na hora de determinar o gênero é a palavra DÓ. Nada de dizer que você tem MUITA DÓ dos cachorrinhos abandonados. A palavra DÓ é masculina. Diga, portanto, que você tem MUITO DÓ, UM DÓ IMENSO…

Por fim, vamos comentar duas palavras que, por terminarem com a letra A, muitas pessoas acham que são femininas, mas não são. Estou falando de TELEFONEMA e PIJAMA.

Essas duas palavras são masculinas. Diga, então, que você vai dar UM TELEFONEMA para encomendar UM PIJAMA NOVO.

Ele possue OU ele possui?

Os verbos terminados em UIR, como possuir, excluir, substituir, constituir e outros devem ser escritos com a letra “i”. Escreva, então, com “i”:

Ele possui / exclui / substitui / inclui / constitui.

Como sempre existem verbos que dificultam nosso entendimento. Tome cuidado com os verbos em que a terminação UIR vier depois de GU, em que o U é mudo, como seguir, conseguir, perseguir. Esses verbos devem ser escritos com E.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *