domingo , 17 de dezembro de 2017
Home / Opinião / Laíre Rosado / Deputados pedem explicações ao ministro Edson Fachin

Deputados pedem explicações ao ministro Edson Fachin

Edson Fachin

A base aliada do governo Temer decidiu reagir ao que considera abuso de poder do ministro do STF Edson Fachin e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Ontem, 32 deputados protocolaram na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara um pedido de explicações para que o relator da lava Jato explique sua relação com o delator Ricardo Saud, do Grupo J&F, que o teria ajudado na campanha de 2015 para que ele fosse referendado no Senado como ministro do STF.

O pedido é acompanhado de um requerimento para que o tema seja apreciado com urgência na CCJ. São cinco os questionamentos dirigidos ao ministro Fachin: em que condições os pedidos de apoio aos senadores se fizeram e se deles resultou algum compromisso com parlamentares e a JBS; se na época o ministro tinha conhecimento das práticas criminosas da JBS, em especial a atuação de Saud; se o fato de estar acompanhado de Saud poderia implicar desabono de sua conduta como ministro ou comprometer o exercício de suas funções; qual o motivo da escolha de Saud para a “delicada missão” junto aos senadores; e quando e onde Fachin conheceu Saud e quantas vezes esteve com ele no Congresso ou fora dele.