sábado , 16 de dezembro de 2017
Home / Opinião / Giro pelo Estado / Giro pelo Estado – “Dança da chuva” em Lajes, dia de “trovões” em Alexandria

Giro pelo Estado – “Dança da chuva” em Lajes, dia de “trovões” em Alexandria

Castigo da seca

E a manhã desta quarta-feira foi marcada por mais uma interdição da BR-304. E desta vez os protagonistas da ação não tem nenhuma relação com o MST. A população resolveu interditar a via com o intuito de chamar a atenção para a falta d’água no município da região Central. Sou a favor de protestos, mas sou contra ações que gerem danos a terceiros, principalmente se estes não tem qualquer relação com as pautas reivindicadas. Pois bem, após algumas horas de interdição, o protesto chegou ao fim e a Caern prometeu amenizar o problema da falta d’água em Lajes, que em alguns pontos chega há três meses. Vamos torcer para que as soluções contemplem a população que sofre com o problema, e a BR-304 fique livre para cumprir com seu objetivo.

Dança da chuva

Para contraria um pouco minha opinião, o protesto realizado ontem em Lajes teve uma resposta imediata, no céu. Se nas torneiras a poeira ainda ecoa nas residências de Lajes, a tarde foi de muita chuva na cidade da região Central. O protesto caiu como uma espécie de “dança da chuva”.

Cassado

E em Alexandria? Assim como adiantamos ontem, a quarta-feira foi marcada por muitas emoções na cidade oestana. Por lá, a Câmara Municipal resolveu cassar o mandato do prefeito Nei Rossato, como desfecho de uma CPI que avaliava supostas irregularidades. Nei foi cassado e o município terá um novo prefeito.

Novo prefeito

Como o vice-prefeito Edilberto Oliveira faleceu no decorrer do mandato a prefeitura será comandada pelo presidente da Câmara Raimundinho Ferreira. O vereador assume a prefeitura no “olho do furacão” e próximo do início de uma disputa eleitoral. Alexandria vive um momento turbulento.

Reação

Insatisfeito com o desdobramento, Nei Rossato atribui sua cassação ao desembargador Expedito Ferreira de Sousa. Segundo Nei, a esposa do desembargador disputará a prefeitura este ano e que o processo de articulações para tal teria sido iniciado com a ascensão de Raimundinho ao cargo de prefeito.

E se gostar?

E em meio ao turbilhão de dúvidas que cercam a cidade de Alexandria neste instante, uma em especial não foi avaliada. E se Raimundinho gostar da cadeira de prefeito? A política de Alexandria distona das demais cidades da região. O ano começa num cenário de efervescência.

Início difícil

Péssima transição de ano para a sociedade areia-branquense. Péssimo início de ano para a política local. Em menos de um mês a sociedade local acompanhou a perda de duas figuras humanas de destaque, Jocsã Cerqueira e Lacerda, líderes do PCdoB e do PT local. Nossa solidariedade as famílias.

Jegue Folia

Em Marcelino Vieira está tudo pronto para o início de mais um Jegue Folia. O maior, e melhor carnaval fora de época do interior do País, começa nesta sexta-feira com a presença de Aviões do Forró. Babado Novo e Chicabana se apresentam na sequência. O evento que parte para seu 15º ano entrará para a história como a maior de todas as edições.

Sucesso

A coordenação do evento conseguiu realizar um excelente trabalho de planejamento que ocasionou no fortalecimento do evento que vai de encontro ao enfraquecimento das micaretas em todo o País. Na contra mão da história o Jegue Folia deve mobilizar cerca de 4 mil foliões em cada uma das noites. Sucesso antecipado.

Pesquisa do óbvio

E eis que surge o resultado de mais uma pesquisa óbvia. A inflação de 2015 foi maior para as famílias de menor renda. Na teoria dos números, em menor potencial do que na prática sentida no bolso. Se a inflação de 2015 acabou o ano com cerca de 11%, o poder de compra do nosso pobre salário caiu algo em torno de 30%.

Ataque de fúria

Circulou nas redes sociais nesta terça-feira, fotos de um homem que teria sido vítima de um ataque de fúria da esposa. Enciumada a mulher teria jogado água quente no marido, o que gerou queimaduras graves nas costas e rostos. O caso ocorreu há alguns dias em Areia Branca e o homem encontra-se internado em Natal.