quinta-feira , 14 de novembro de 2019
Home / Cotidiano / Curso de Medicina da Uern tem nota acima da média nacional em exame
Uern obteve boa nota média em avaliação
Uern obteve boa nota média em avaliação

Curso de Medicina da Uern tem nota acima da média nacional em exame

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN) recebeu a informação referente a mais um resultado de avaliação positiva.

Estudantes do curso de Medicina tiveram desempenho superior à média nacional na primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (ANASEM).

A avaliação foi encaminhada em 2016 e apontou que 94,5% dos estudantes obtiveram proficiência adequada, com a média de 100,4 (acima da média nacional, que é de 100,0).

Participaram da avaliação, 66 estudantes do segundo ano do curso. O resultado da ANASEM foi recebido com alegria pelos docentes do curso.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), a ANASEM conseguiu mobilizar todas as escolas brasileiras de educação médica e seus resultados envolvem a avaliação de 91% dessas instituições, totalizando 233 cursos e 22.086 estudantes matriculados no segundo ano.

Baseada na teoria da resposta ao item (TRI), a ANASEM envolveu as áreas que compõem o processo de formação do estudante ao longo do curso de graduação em Medicina.

As medidas de proficiência são construídas a partir de conjuntos de habilidades, correspondentes às etapas intermediárias do perfil profissional, que permitem avaliar o valor agregado ao longo da formação de cada estudante de maneira seriada.

Instituída pela Portaria MEC nº 982, de 25 de agosto de 2016, a ANASEM tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em Medicina, do segundo, quarto e sexto anos, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

A segunda edição da ANASEM acontecerá no dia 18 de outubro deste ano e será aplicada para os estudantes matriculados no segundo ano dos cursos de Medicina.