domingo , 25 de junho de 2017
Home / Opinião / Reminiscências / Antônio Brasil – Figura Notável – Wilson Bezerra

Antônio Brasil – Figura Notável – Wilson Bezerra

A cidade inteira recebeu movida de contentamento a figura do doutor Antônio Lourival Brasil, cearense, que morou por décadas na cidade maravilhosa, o Rio de janeiro, aqui chegando pelos idos de 1910-1920 com sua inteligência logo fortaleceu na cidade, os grêmios recreativos, expandindo as atividades comerciais e cobriu de entusiasmo e admiração de todos os mossoronses, onde as atenções lhes foram voltadas, falava em tom carioca e, talvez, isso fosse a razão de ser bem visto por todos  como cidadão altamente inteligentes, embora  que  na realidade tinha  muitas ideias , mais  não tinha constância naquilo que fazia.

Antônio Lourival Brasil, cirurgião dentista, professor, jornalista, tinha muito que dá á nova  terra que o acolheu e aqui constituiu família. Decide fundar um curso preparatório ao ensino das letras, conhecimentos gerais de gramaticas, Francês, Inglês, Química, Física, funcionando o curso em novas vagas ao entendimento de seu professor de protético, o que naturalmente não fez o curso ter a importância que deveria, ficar condicionado  à seus interesses particulares.

O cidadão Antônio Lourival Brasil, segundo o jornalista Lauro da Escóssia, colaborou com o jornal O Mossoroense, tendo escrito por várias vezes sobre o cangaceiro  Jesuíno Brilhante por considerar parente do mesmo, fez questão  de se reportar a tantos detalhes de sua vida.  O tema adotado sobre o que sempre escrevia, era intitulado:

“A vida e as aventuras de Jesuíno Brilhante”. Ele fez parte como sócio da Arcádia lítero Cívica de Mossoró que se extinguiu por motivo de discurso afrontoso à moral, proferido por ocasião de uma comemoração cívica no Teatro Almeida Castro, ao ponto do Delegado de Policia Capitão Abdon Trigueiro exigir sua saída do recinto.

Apesar de homem inconstante em suas ações, Antônio Lourival Brasil, deu sua contribuição ao desenvolvimento de Mossoró em muitos aspectos, mesmo tendo ideias esfaceladas ou em certos momentos desconexas.