domingo , 25 de junho de 2017
Home / Destaques / Alemanha escolhe hoje novo presidente
Presidente alemão

Alemanha escolhe hoje novo presidente

Os alemães escolhem, hoje, seu novo presidente, por voto secreto, sem debate prévio e exigência de maioria absoluta. Pela Constituição alemã, a escolha do presidente é feita sem votação popular. Os partidos representados no Parlamento indicam um candidato, sem necessidade de filiação partidária.

A 16ª Assembleia Federal, responsável pela eleição, é formada por 1.260 delegados, sendo 630 deputados federais do Bundestag e 630 representantes enviados pelos legislativos estaduais.

Como no processo eleitoral norte-americano, a quantidade de delegados por estados depende do número de habitantes. A Renânia do Norte, Vestfalia, tem 135 delegados, enquanto a Baviera é representada por 97 e Brewen por apenas cinco.

As bancadas dos partidos nos legislativos podem nomear personalidades da vida pública como representantes, mas eles não estão obrigados a votar no candidato do partido que o nomeou. Entre os representantes para a votação de hoje está o técnico da seleção alemã de futebol e editores das revistas de maior circulação no país.

Frank-Walter Steinmeier, ex-chefe da diplomacia do governo Merkel deverá ser o novo presidente, pois se apresenta nome de consenso entre grandes os partidos que formam a grande coalizão do atual governo Angela Merkel.