sexta-feira, 16 de janeiro de 2026
InícioDestaquesPlano de gestão do Hospital da Mulher volta a ser discutido

Plano de gestão do Hospital da Mulher volta a ser discutido

Representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), do Banco Mundial (BM) e das secretarias estaduais de Saúde Pública (Sesap) e de Infraestrutura (SIN) voltaram a se reunir para discutir a gestão do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, que está sendo construído em Mossoró.

A reunião foi conduzida pelo secretário de infraestrutura, Gustavo Coelho, que confirmou a previsão de inauguração para novembro deste ano. Segundo o secretário, a abertura do hospital se dará de forma gradual, prevista para acontecer em três etapas, sendo a primeira na segunda quinzena de novembro. Ele afirmou que o cronograma da obra está acompanhando o planejado.

O especialista em Saúde, Operações e Finanças do BM, Ezaú Pontes, e o gerente de projeto do hospital pelo BM, Erivelthon Lima, participaram da reunião. Eles estão acompanhando o cronograma da obra e o planejamento de início das atividades do Hospital da Mulher.

O equipamento de saúde está sendo construído próximo ao Campus Central da Uern, em terreno doado pela instituição. A obra está sendo realizada a partir dos recursos estaduais via empréstimo com o Banco Mundial da ordem de R$ 125 milhões, viabilizado pelo Projeto Governo Cidadão (GC).

O hospital beneficiará a população de Mossoró e de outros municípios do Oeste Potiguar na rede de atenção à mulher e materno-infantil. O Hospital da Mulher será administrado pela Secretaria de Saúde, em cooperação técnica (acadêmica) com a Uern.

De acordo com o modelo de gestão, a Sesap será responsável pela gestão de processos, técnica/pessoal, contratos, insumos, aquisições, etc. Já a Uern será responsável pela gestão acadêmica e interação com outras instituições de ensino sobre o campo de práticas acadêmicas.

De acordo com a reitora Cicília Maia, o termo de cooperação está sendo construído com previsão de 5 anos. Ela afirmou que a expectativa é de que os ambulatórios comecem a ser implantados em outubro, para o início de suas atividades na primeira etapa de funcionamento do hospital, no mês de novembro.

“Estamos trabalhando para que o serviço do Hospital da Mulher seja de referência no atendimento à saúde da mulher para Mossoró e região, como um instrumento de ensino, pesquisa e extensão não apenas para a Uern mas para outras Instituições de Ensino Superior (IES)”, afirmou Cicília Maia.

A secretária de Saúde, Lyane Ramalho, explicou que a experiência do Hospital da Mulher será um piloto para os demais hospitais do estado. Acompanharam a reitora na reunião com o Banco Mundial, a pró-reitora de Planejamento da Uern, Fátima Raquel Morais, e a enfermeira Hosana Mirelle.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes