quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
InícioColunasReflexões TeológicasDIAS DE IRRACIONALIDADE POLÍTICA E JURÍDICA.– Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

DIAS DE IRRACIONALIDADE POLÍTICA E JURÍDICA.– Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

DIAS DE IRRACIONALIDADE POLÍTICA E JURÍDICA.

 Democracia é a condição de se falar o que se deseja, e a possibilidade de ser processando pelo que se diz. Ou seja, é a aplicação em toda a sua plenitude do direito à livre expressão. No entanto, o que estamos assistindo, acompanhado e presenciando são ações que demonstram o verdadeiro enfraquecimento da democracia para defender a democracia.

Enquanto as ruas são tomadas pelo grito de liberdade de expressão, a falsa burguesia do proletariado oprime o povo, criando uma sensação de normalidade da perseguição aos contrários, vestidos sob o manto da legalidade. Ao mesmo tempo, tudo sendo apoiado pelos tribunais que adulteraram a Constituição Federal há décadas, para salvar a democracia que escraviza o pobre e privilegia a classe dominante.

Dia após dia, estamos presenciando o uso do aparato estatal em nome da democracia para perseguir inimigos pessoais. E a mídia, que deveria fazer o seu papel crítico, vem silenciando, pois os efeitos da destruição das leis são contra o seu maior inimigo e crítico. Porém, hoje é o inimigo da mídia, amanhã pode ser ela mesma calada e perseguida, visto que o poder sempre troca de mãos e as garantias legais do devido processo, da ampla defesa e do contraditório estão em frangalhos.

Hoje vejo com muito cuidado, reserva e decepção a violência instalada em nome de uma ideologia. A qual é tola e somente cria divisão e guerras. E em nome da falsa estabilidade institucional, ou seja, manter os poderosos sempre poderosos, e os mais pobres do povo sobre controle, passam a destruir a legalidade do direito que é conquista da humanidade, assim como, passaram a destruir os adversários políticos a qualquer preço, sem se importar com a soberania popular, onde o país trocou o pluralismo pelo monopólio da ideologia.

A democracia é a força e a coragem de permitir o contraditório, mesmo de pessoas sem a menor noção da vida real. E é dentro da controversa que o espírito da democracia se manifesta, apresentando os verdadeiros democratas. Fundamentado nestas primícias, o uso artificial do impedimento do adversário político por meio dos tribunais é um verdadeiro atentado a república e ao desejo popular.

A essência da democracia está na alternância do poder, na força das ideias e do debate, no respeito ao adversário político e não na vingança arquitetada.  E aqui não estamos tratando de defender A ou B, ou mesmo defender a impunidade de quem cometeu crimes, pelo contrário, estamos tratando da defesa da legalidade, da equidade, da legitimidade do processo democrático. Pois, uma democracia ativa e real, combinada com os preceitos humanos, é uma democracia saudável e por si mesma, se sustenta dentro do respeito, da neutralidade das instituições e da correta aplicação das leis, sem precisar de um tutor.

Infelizmente, é perceptível que a loucura tomou de conta de inúmeras cabeças que deveriam ser pensantes e criativas em busca de soluções para a nação que passa pela escuridão da irracionalidade, levando o pobre à miséria, à angústia e à fome extrema. Enquanto, um pequeno grupo de burguês luta desesperadamente pelo poder e pelo controle nacional, tendo em vista apenas desviar, roubar e corromper.

Estes são dias escuros e de profundas trevas irracionais. Onde se comemora a morte de um adversário político e se festeja a dor do inimigo, esquecendo-se de que estes têm família, parentes e amigos que estão sofrendo. É, a ideologia tem sido maior do que o humanismo e a razão. E assim segue a saga da destruição silenciosa da humanidade em nome dos prazeres temporais e do desejo enlouquecido de domínio sobre o outro.

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

Se o seu inimigo tiver fome,
dê-lhe de comer;
se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará
brasas vivas sobre a cabeça dele,
e o Senhor recompensará você. (Provérbios 25:21-22)

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes