sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesVicente Serejo volta a Macau e lança “Prestes Exclusivo” e resgata diálogo...

Vicente Serejo volta a Macau e lança “Prestes Exclusivo” e resgata diálogo com Luiz Carlos Prestes

Uma vez repórter, sempre repórter. Foi com esse espírito que o jornalista Vicente Serejo, então diretor de redação do antigo Diário de Natal, deixou o prédio da avenida Deodoro, numa tarde de outubro de 1987, para entrevistar uma lenda vida da política brasileira: Luiz Carlos Prestes.

Ao voltar à redação, Serejo revelou o seu furo ao diretor do jornal, Luiz Maria Alves, e comunicou-lhe a intenção de publicar a entrevista com o comunista mais famoso do Brasil na edição de O Poti, jornal publicado pelos Diários Associados que circulava aos domingos.

Conhecido por suas posições políticas conservadoras e por sua relação de proximidade com os militares, Alves deixou falar mais alto o repórter que habitava dentro dele e sentenciou: “não posso ser contra a entrevista de um homem que tem a biografia quase do tamanho do século. Publique na íntegra”.

A entrevista publicada no domingo, 25 de outubro de 1987, estampou três páginas inteiras de O Poti e ficou perdida nos arquivos esquecidos do velho jornal dos Diários Associados por 36 anos, quando o feito foi revelado por Vicente Serejo em uma de suas crônicas publicada na Tribuna do Norte.

A transcrição da conversa de uma hora e meia entre Serejo e Prestes foi recuperada pelo jornalista e editor Ciro Pedroza (Ciropédia) e virou o livro “Prestes Exclusivo”, que terá seu primeiro lançamento na Feira Literária de Macau (FLIMA), nos dias 5 e 6 de setembro.

Além da entrevista, o livro traz uma série de notas explicativas sobre os personagens e fatos narrados por Prestes durante a conversa e um prefácio assinado pela filha do Cavaleiro da Esperança, Mariana Prestes, que vive na praia de Baía Formosa.

O jornalista e cartunista potiguar Cláudio Oliveira, que hoje atua na Folha de São Paulo, assina a ilustração da capa e um posfácio em que narra fatos históricos que marcaram o contexto político em que Prestes viveu e atuou.

Na entrevista, Prestes revê sua trajetória, contextualiza fatos históricos como o movimento comunista de 1935, em Natal e fala de reforma agrária, educação, dívida externa e traça perspectivas para o futuro do Brasil.

Serviço:
Lançamento do livro “Prestes Exclusivo”, de Vicente Serejo.
Data: 5 e 6 de setembro, durante a Feira Literária de Macau (FLIMA)

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes