quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesReflexões Teológicas - Ricardo Alfredo

Reflexões Teológicas – Ricardo Alfredo

PENSAMENTO

“O natal é um estado de espírito”.

(Escritor e teólogo Ricardo Alfredo).

NATAL

É chegada a época natalina e as casas, as ruas, os bairros e a cidade, dão início as mudanças com pisca-piscas, enfeites nas árvores, renas, torres luminosas, sorrisos, abraços e em muitos casos a simulação de neve em pleno semiárido.

Os jornais, as revistas, os rádios e a TV lançam propagandas emotivas, que falam em famílias, sociedade igualitária, humanidade e bondade.

A TV maior vinculador de informações, coloca no ar propagandas com famílias em volta da mesa recheada de fartura ou mesmo grupos familiares e de amigos brincando de amigo secreto, trocando presentes. E desta forma, o chamado espírito natalino vai sendo incorporado. Todavia, a verdadeira mensagem do natal, fica esquecida entre luzes piscantes e ceias generosas. E longe desta realidade festiva, estão pobres, marginalizados e excluídos.

O comércio de forma clara, transformou o natal em referência de consumo e individualidade. De modo tal, que o aniversariante Cristo, é esquecido na pessoa do pobre, do velho, da criança e da mãe que chora sua dor.

Entretanto, os ouvidos atentos, e os olhos fixados na missão do Cristo, continuam na mesma incumbência, que é: Denunciar o acúmulo de riqueza e socorrer os pobres. Explicar as pessoas apontadas como de má fama, que o reino de Deus é deles. Mostrar a hipocrisia dos ricos e poderosos. Defender os enfermos, pecadores e prostitutas, dos dogmas que apenas impedem a sua chegada a Deus. Combater os discursos de ódio, de violência e discriminação. Está é a mensagem de natal do Cristo, que o mundo teima em não ouvir. Onde o verdadeiro natal, tão importante na história humana, não seja apenas para comer e beber, trocar presentes, ou mesmo de festividade, mas que ele seja repleto de reflexão, onde predomine o perdão, o amor ao próximo, e o fortalecimento da fé no Cristo ressurreto.

Desejo a todos, que o natal seja o verdadeiro novo nascimento e que de forma racional, possamos ofertar a Deus o nosso melhor na pessoa do Cristo.

ANIVERSARIANTE ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Socais de Mossoró

Parabéns confreira Kátia Cilene pelo seu aniversário. Que o Rei do Universo e juiz dos mundos, Deus, lhe conceda muitos e muitos anos de vida. É o desejo de todos os imortais da ACJUS.

 

ATENÇÃO! MUSEU DO SERTÃO ADIA JORNADA CULTURAL

Em virtude do recrudescimento da pandemia da COVID-19, o curador do Museu do Sertão sentiu-se obrigado a adiar a XVII Jornada Cultural do Museu do Sertão, que estava prevista para ser realizada no próximo dia 5 de dezembro. Logo que seja possível, nova data será marcada para a realização do referido evento.

 

GRUPO CANDEIA DA PALAVRA

Publicamente quero parabenizar o grupo CANDEIA DA PALAVRA, o qual vem descomplicando as mensagens bíblicas. Um grupo liderança pelo irmão e amigo Romero Marinho, não poderia ser diferente. Para quem deseja conhecer as mensagens eis os endereços:  https://bit.ly/candeiadapalavra. Ingresse no grupo de transmissão do whatsapp: http://bit.ly/mensagememaudio

 

IMORTAL DA AMOL – Academia Mossoroense de Letras

Estas grandes personalidades, são os fundadores da AMOL (Academia Mossoroense de Letras), que vem evoluindo dia a dia em conceito de qualidade, e que este ano completou 31 anos de vida. Parabéns aos membros da AMOL.

 

PARA REFLETIR

“A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida”. (Desconhecido)

 

AMOL – Academia Mossoroense de Letras

No mês de dezembro deste ano, estará se realizado a escolha de mais dois novos membros para Academia Mossoroense de Letras para as cadeiras 15 e 16. Estão correndo Eriberto monteiro que é pesquisador e Misherlany que pesquisador e historiador. Os dois correm a cadeira 16 cujo patrono é Cosme Corsino Lemos e o último ocupante foi o confrade Paulo de Medeiros Gastão. Já na cadeira 15 está correndo apenas a juíza de direito Welma.  A votação está marcada para dia 15 de dezembro, aguardemos o resultado do pleito.

 

AMOL – Academia Mossoroense de Letras

Relembrando. Em grande discurso proferido na Assembleia Legislativa do RN, o professor e doutor Bendito, descreveu toda a trajetória da Amol (Academia Mossoroense de Letras), desde sua fundação até os dias atuais.

 

RELEMBRANDO

O escritor e imortal Ricardo Alfredo recebendo das mãos da querida amiga Larissa Rosado a honraria Francisco Obery Rodrigues da Assembleia Legislativa do RN.

 

JORNADA ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Socais de Mossoró

Está muito avançada a construção do palácio Milton Marques sobre a presidência do Adv. Wellington Barreto. E a ACJUS com apenas 06 anos de fundação apresenta a sociedade do RN uma grande conquista da sociedade potiguar. No próximo dia 05/11/2020, A CASA DE RUY BARBOSA, ELDER HERONILDES DA SILVA e MILTON MARQUES DE MEDEIROS- estará completando 6 anos de fundação e sua inauguração será em breve, é só guarda a grande festa. Parabéns presidente.

 

OS POLÍTICOS E A HONESTIDADE

Quando falamos em política ou mesmo em partidos políticos as primeiras palavras que vem a nossa mente é: são corrutos, ladrões, desonestos, injustos, interesses e assim por diante, todavia é bom lembrar que nem sempre essa é a verdade absoluta e que ainda há gente boa e honesta neste mundo.

Quando analisamos em grau maior a palavra honestidade, compreendemos o seu real significado que é ser transparente, não roubar, não enganar ou defraudar ninguém. O espírito de honestidade, que provém de Deus, repudia a esperteza e o desejo de querer levar vantagem em tudo e sobre todos. As sagradas letras, a bíblia, deixa claro em seu oitavo mandamento que nos aconselha a ter uma vida de honestidade: “Não furtarás”. (Êxodo 20:15). Para a lei penal, o furto fica qualificado quando recebemos ou tiramos algo de alguém, que não era de nossa propriedade. No jeitinho brasileiro, muitas pessoas escolhem os atalhos para apoderar-se do que não lhes pertencem. (Efésios 4:28; Provérbios 11:1).

Há uma lenda chinesa que conta a história de um desonesto que furtou um sino. E ao fugir do local do furto, ele logo percebeu que não terei como fazer o sino parar de tocar. Em meio ao medo e receio de ser descoberto pelas autoridades, bolou um plano para se sentir protegido: tapar os ouvidos para não ouvir o sino! Foi a solução que ele encontrou, pois o seu maior inimigo era sua consciência. Da mesma forma desta lenda, a consciência é o padrão moral que Deus estabeleceu ao homem e ela nos adverte contra o engano e a fraude. o sábio Salomão já antecipava o destino dos desonestos: “Suave é ao homem o pão ganho por fraude, mas, depois, a sua boca se encherá de pedrinhas de areia” (Provérbios 20:17).

Portanto, diz a Bíblia: “Pesos fraudulentos são abomináveis ao Senhor; e balanças enganosas não são boas.” (Provérbios 20:23).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes