sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioColunasReflexões TeológicasReflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

SOBRECARREGADO

Meus amigos e minhas amigas, ao sentirmos o mundo atual, é perceptível que há uma carga de funções extremas, estresses, batalhas e lutas no dia a dia. E a colheita da alma para toda essa correria, é não contemplar e estimar as coisas que são, visivelmente, simples, mas que dão sentido às nossas vidas. Não é à toa, que encontramos jovens, crianças e idosos, sentados em meio ao nada, pensando, sofrendo, e sua alma gemendo em silêncio, e muitas vezes chorando copiosamente, pela ausência da presença da solidariedade e do amor ao próximo.

Quando as situações na vida nos levam há sentir, que logo vem o fim. E a alma cansada, chora em silêncio, e os olhos nem ousam olhares para o céu, pois o mesmo parece ser de bronze, impenetráveis, as nossas orações, destruído as nossas esperanças que se esvaziam pelo vento. E assim, o nosso olhar percorre os quartos cantos, não encontrando uma saída. E o sentimento na alma, é que não somos fortes o bastante para vencer. E esse instante, terrível, é capaz de provocar o desequilíbrio, até mesmo no mais otimista dos homens. Fazendo correm as lágrimas, e a dor no coração é como um sentimento pré-morte. 

Diante de tudo, ainda há um muro intransponível, e o olhar humano, paralisa o corpo, sem reage. Fruto de um cansaço, de uma sobrecarga, nascidos dos conflitos, dos problemas. Portas! Fechadas. Palavras de conforto! esquecidas. E desse mar de problemas, e nessa busca desesperada pelo alívio da dor da alma, muitos enveredam pelo caminho das drogas, do alcoolismo, do desespero, da angústia e da morte em busca de alivio para sua dor.

Quando a alma chega a este ponto, há uma resposta para você; o alívio de Cristo. Que não ensina a fugir dos problemas, mas vencê-los.  Ouça a sua suave voz como o som de muitas águas que lhe diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. (Mateus 11.28-30)

Não é preciso ser fanático, descompensado, para ouvir e sentir o amor de Deus. Pelo contrário, esse amor, lhe equilibra, lhe torna uma nova criatura. Visto que, quando tentamos levar sozinho nossa cruz, só encontramos angústia e dor. Porém, quando entregamos ao Cristo e confiamos Nele, o fado torna-se leve. Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso”. (Êxodo 33:14)

Tudo que lhe oprime, lhe deprime, pode encontrar alívio, sim, alívio, na graça maravilhosa de Cristo. Para Ele não importa o que você fez ou como é sua vida, suas angústias, e sua dor. Pois ele, simplesmente chegar com o seu bálsamo e alivia a dor e peso da cruz, e ainda dar, presente gratuito, o seu Espírito Santo, que é o vinho da alegria de Deus.

Aos que tem ansiedade, aconselha o salmista: “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma”. (Salmos 94:19)

Eis o segredo da vida:  Coloque em Cristo, toda as suas angústias, todo o seu cansaço, todas as injustiças sofridas, todos os seus segredos, todos os seus medos. Tudo deixado no altar, então você descobrirá que o maior segredo é ter Cristo, amigo incansável e cheio de amor.

Diz o apóstolo Paulo: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”. (Filipenses 4:6-7)

Portanto, não podemos esquecer que a caminhada ainda não terminou. Mesmo sabendo que no mundo, onde o sistema é controlado pelo inimigo de nossas almas, precisamos lutar sem desistir. E que todos os dias, somos provados, é necessário conhecer, seguir, ouvir, desprende-se das coisas terrenas, e conecta-se com Cristo para receber o alívio na dura e longa caminhada chamada vida.

Pesquisador e escritor: Ricardo Alfredo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes