sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioColunasReflexões TeológicasOS DESCAMINHOS E OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO – Reflexões Teológicas: com...

OS DESCAMINHOS E OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

OS DESCAMINHOS E OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO

Quando pensamos ou analisamos a educação no Brasil, logo percebemos a quantidade de desafios educacionais que devemos enfrentar para que nosso povo possa evoluir no conhecimento científico. Destes desafios, podemos elencar alguns como: desigualdades sociais; modelo distorcido de formação de docentes; desinteresse dos alunos; falta de acesso à educação; alfabetização de baixa qualidade; desvalorização de profissionais da área; corrupção; falta de participação da sociedade civil; falta de investimentos e alta evasão escolar.

Por outro lado, a qualidade de ensino vem decaindo dia a dia, motivada pela ausência de investimento e abandono do docente e do discente pelas autoridades constituídas.

Entra governo e sai governo e o discurso é o mesmo, ao dizeres que o futuro é a educação, mesmo assim não investimento sério e significativo. A ladainha tornou-se tão comum que povo já não dar mais ouvido as essas promessas de mudança. Pois, a cada governo que chega o planejamento é mudado, quase sempre para pior. Além de termos as desigualdades regionais, causadas por temos um país muito grande, o que vem contribuindo os relevantes desigualadas socioeconômicas.

Em relação aos caminhos corretos da educação, existem diversas oportunidades que podem levar a nação ao mundo do conhecimento tecnológico e humano. Deste esses podemos citar: Investimento maciço nos educadores e nos educados: por mais que alguns não queiram aceitar mais o caminho do desenvolvimento educacional danação passa pelas mãos dos educadores recebendo remunerações e reconhecimento. Assim como precisamos melhor a infraestrutura das escolas. Além de ampla aplicação de recursos no pedagógico; Os Programas de Inclusão Social como o Bolsa Família, as cotas em universidades têm colaborado para a inclusão de grupos historicamente marginalizados. Além da expansão do acesso à educação; o uso de novas tecnologias.

Outros dois grandes fatores que destrói a educação é o desinteresse dos alunos pelo conhecimento e a falta de motivação para frequentar a escola e participar ativamente do processo de ensino-aprendizagem.  Assim como o excesso de burocracia, misturada a gestão ineficiente.

Portanto, a única saída para o desenvolvimento da nação, é o caminho da educação. Que deve ser feito com muito esforça das autoridades, das comunidades e dos professores e dos alunos e dos pais, para serem superados os desafios e, ao mesmo tempo promover uma educação de qualidade que posso possibilitar a formação completa do cidadão.

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes