sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesOcupação de leitos de UTI ultrapassa 80% em sete hospitais no RN

Ocupação de leitos de UTI ultrapassa 80% em sete hospitais no RN

Diante do avanço dos casos de coronavírus no país, o Rio Grande do Norte contabilizou 117 pessoas internadas nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O número de pacientes internados na área crítica faz com que no estado, 7 dos 15 hospitais que dispõem desse tipo de leito, estejam com lotação superior a 80%, sendo que em 3 deles, a taxa atingiu 100%.

Não há mais vagas em leitos de UTI para pacientes de COVID-19 nos hospitais Cleodon Carlos de Andrade em Pau dos Ferros, Hélio Morais Marinho no município de Apodi e Maternidade Infantil Integrada, São Paulo do Potengi. Outras unidades que também preocupam autoridades de saúde são Hospital Giselda Trigueiro em Natal, com 92,3% de ocupação, São Luiz em Mossoró, com 90%, Tarcísio Maia com 89,9% e Hospital do Divino Amor em Natal, com 83.3%.

O Tarcísio Maia que atualmente possui 9 leitos de UTI destinados ao tratamento da COVID-19, está com 8 deles ocupados. A diretora do hospital, Herbênia Ferreira, aponta que não há como reverter UTI´s gerais em UTI´s para pacientes de Covid porque todas estão ocupadas. O cenário do Hospital São Luiz, que tem 27 dos 30 leitos de UTI/Covid ocupados, e do Giselda Trigueiro, com 24 dos 26 leitos UTI/Covid ocupados, também não é favorável.

Em uma análise geral, a situação mais preocupante é a do Oeste, com 83.1% de taxa de ocupação de leitos UTI, seguida da região metropolitana de Natal, com 54%. No estado, a taxa de ocupação de unidades críticas por pacientes com COVID-19 é de 62%, maior nível desde agosto. Entre os 188 leitos críticos para coronavírus espalhados em todo o RN, há apenas 71 disponíveis.

Considerando que a taxa de pessoas rigorosamente isoladas também caiu no RN e o aumento significativo da ocupação de leitos críticos nos hospitais, a população potiguar precisa fazer sua parte contra à pandemia que já levou mais de 175 mil brasileiros.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes