sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesMais de 1.100 doses contra sarampo, influenza e covid-19 foram aplicadas no...

Mais de 1.100 doses contra sarampo, influenza e covid-19 foram aplicadas no fim de semana

Durante todo o final de semana, 1.137 doses de vacinas das campanhas contra o sarampo, Influenza e Covid-19 foram aplicadas nos pontos de vacinação de Mossoró. Segundo dados registrados no “RN Mais Vacina”, durante o sábado e o domingo 409 adolescentes receberam a dose de reforço.

A vacinação aconteceu em dois pontos da cidade: na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Soares, localizada ao lado da UPA do bairro Alto de São Manoel; e no Partage Shopping Mossoró. Nos dois dias, foram aplicadas 243 doses da vacina contra Influenza e 98 doses do imunizante contra o sarampo.

Contra a Covid-19, 792 doses foram aplicadas, sendo que 409 foram destinadas ao público adolescente que estava apto a tomar a dose de reforço. A Secretaria Municipal de Saúde está reforçando o trabalho de busca ativa da população que está com o esquema vacinal da Covid-19 em atraso, assim como reforçando o chamamento aos grupos prioritários para as vacinas contra o sarampo e Influenza, para que procurem os pontos de vacinação para atualização do esquema vacinal.

Nesta semana o Partage Shopping estará com um ponto extra de vacinação. O horário será das 10h às 18h. Nesta terça, 31, e quarta-feira, 1, outro ponto instalado é na Universidade Potiguar (UnP). E na terça e na quinta-feira, 2, a Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN) também contará com uma equipe de vacinação.

Os grupos prioritários para a vacinação da Influenza são pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; rodoviário; passageiros urbanos e de longo curso.

E ainda: trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; adolescentes e jovens em medidas socioeducativas; além de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Já os grupos prioritários para a vacinação contra o sarampo são trabalhadores da saúde e crianças na faixa etária de 6 meses a 5 anos de idade. Na vacinação contra a Covid-19, são pessoas acima de 5 anos. São aplicadas primeira, segunda, terceira e quarta doses na campanha de vacinação contra a Covid-19.

Campanha contra sarampo e Influenza entra na última semana para grupos prioritários

A primeira fase das campanhas de vacinação contra a Influenza e sarampo se encerra na próxima sexta-feira (3) para os grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde (MS). Ela teve início em 4 de abril deste ano e pretende vacinar 90% do público-alvo da Influenza e 95% do sarampo.

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza à população mossoroense apta nesta primeira fase as 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das zonas urbana e rural, e pontos extras para a imunização deste público contra as doenças, além também da vacinação contra a Covid-19.

Coordenador de Imunizações do Município, Etevaldo Lima explica que a cobertura vacinal contra a Influenza e sarampo está aquém do esperado, mesmo o Município disponibilizando salas de vacina e ter imunizantes em estoque para a vacinação.

“A cobertura vacinal está preocupante. Vacinamos pouco mais de 29 mil pessoas contra a Influenza, o que equivale a mais ou menos 28% do público estimado em pouco mais de 106 mil. Com relação ao sarampo, são até o momento 3.836 crianças vacinadas, ou seja, 22%. Temos locais para vacinar e temos vacina, o que está faltando é quem faz parte desses grupos buscar vacinação nos pontos disponibilizados pelo município”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes