domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesIgreja Católica dá início ao período de Tríduo Pascal

Igreja Católica dá início ao período de Tríduo Pascal

Neste 14 de abril, a Igreja Católica comemora a quinta-feira Santa, que marca o início do período do Tríduo Pascal, que são os três dias que antecedem o domingo de páscoa, nos quais são celebrados a Paixão, morte e ressurreição de Jesus. É neste período que os fiéis entram num momento de introspecção e de adoração a Cristo.

A Diocese de Mossoró convida todos os fiéis para participar do momento mais importante do Cristianismo. A Diocese explica que, nesta quinta-feira, 14, é celebrada a instituição da Eucaristia, momento em que Jesus deixa para seus discípulos a forma de celebrar a memória de sua paixão, morte e ressurreição.

“Começa hoje, com a quinta-feira santa, o núcleo essencial da nossa fé cristã: a paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus. O dia de hoje lembra de um modo especial a última ceia do Salvador na qual Ele deu o Seu corpo e o Seu sangue como alimento espiritual para os discípulos e instituiu o sacerdócio para perpetuar a Eucaristia na Sua Igreja: “ fazei isto em memória de mim”. A Eucaristia é dom de amor do Senhor e antecipa o dom da Sua vida na cruz. Obrigado Senhor por tanto amor”, explica o bispo Dom Mariano Manzana.

“Também, neste dia, celebramos o ministério dos ordenados (diáconos, padres e bispos). Jesus entregou a alguns de seus discípulos a missão de servir e pastorear a comunidade cristã. Por isso, os padres renovam, neste dia, seu compromisso com sua vocação de servir ao Povo de Deus. Juntamente com a renovação dos compromissos dos padres com sua missão, o Bispo consagra os Santos Óleos que serão usados para ministrar os sacramentos para toda a comunidade cristã”, complementa o Bispo.

Os óleos que são consagrados neste dia como sinal de comunhão e unidade da Igreja que, pastoreada por seu Bispo, caminha no mundo como sinal da presença de Jesus que nos reúne como seu povo consagrado. Outro gesto importante, neste dia, é o “lava pés”. Nesta celebração, o Cristianismo recorda Jesus lavando os pés de seus discípulos como exemplo para todos que são chamados a repetir esse gesto. “São muitos momentos significativos para nossa fé cristã. Celebremos cheios de gratidão e alegria”, conclui Dom Mariano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes

Taxa Selic a 15%: como pode?

NOTAS DA REDAÇÃO

CULPA