domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioColunasReflexões TeológicasReflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

ESSA É A MINHA ORAÇÃO

“Senhor me aceita ao teu lado. Tenha misericórdia de mim, pois, bem sei, que sem tua presença nada sou. E quando estais comigo, a minha alegria ilumina as trevas”. (Escritor:  Ricardo Alfredo)

DIRETORIA DA ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS – Amol

Presidente Elder; Vice Filemom Pimenta; Tesoureiro Ricardo Alfredo e Secretario Almir Nogueira.

A ORIENTAÇÃO CORRETA – O ai de Deus

“Ai daquele que constrói o seu palácio por meios corruptos, seus aposentos, pela injustiça, fazendo os seus compatriotas trabalharem por nada, sem pagar-lhes o devido salário”. (Jeremias 22:13)

A AUSÊNCIA DE DISCERNIMENTO E OS POLÍTICOS 

Do ponto de vista da lógica e da prudência, que são necessárias para uma sociedade equilibrada, a política, contrariando esse ideal, sempre foi e sempre será, uma grande incógnita, num país onde o índice de educação ainda é muito baixo. Por outro lado, temos infiltrado no seio da política, figuras desumanas, que nunca foram humanizadas, e pior, doentes compulsivos em busca de poder e riqueza.

Com o aumento das tensões no campo político, a população, passou a analisar cada fato e cada provocação. O que levou essa população a uma decisão nunca vista na história recente, que é a consignação de que existem apenas duas classes que devem atuar no campo política, que são: os políticos e os cidadãos. Outros participantes, tem o devem apenas de acompanhar, analisar e de forma justa anunciar os vencedores do pleito. Entretanto, de forma lamentável, o que temos visto é a atuação de influenciadores mal intencionado e a judicialização, que só tem levado ao total descrédito dos políticos, da justiça e do sufrágio universal.

Não existe nenhuma novidade para qualquer eleitor em relação aos políticos, e as políticas públicas. Cada cidadão sabe com certeza absoluta que a maioria deles (políticos e as políticas públicas) são: inaptos para coisas pública, são incapazes de ser um bom representante da comunidade, pois são amorais, insensíveis a causa do pobre, desumanos, fraudadores e corruptos. Os quais são filhos de uma sociedade, calculista, desumana e egoísta.

Com o avanço das tecnologias, influenciado os meios de comunicação de forma a potencializar a participação pública cada vez maior, fica perceptível que os canais de TV, que dominavam a nação, caíram em total descrédito, por manterem narrativas e chamadas jornalísticas apenas boateira, quando não, cheia de ideologia dominante. Assim como, revistas, jornais e outros meio de comunicação que vem mergulhando num mar de lama e de interesse impróprio para uma nação.

Por outro lado, é perecível que as instituições republicanas foram capturadas por mandatários que não tem nenhum compromisso com a verdade, nem com o povo, apenas com o poder e o domínio dos mais leigos.  E este modo de agir, tem deixando em cada recanto desta vasta nação, os cidadãos incrédulos com a disputa entre poderes, os quais não sabem o seu papel social adequadamente. E desta forma, é claro como um dia de sol, que há um vácuo nos poderes constituídos.

A política sempre foi, e sempre será, a arte de administrar o bem comum. Todavia, nestes tempos estranhos, a política passou a ser a arte de enganar, trapacear e burlar as leis que compõem uma nação. Onde o povo é visto apenas como um mero participante pagador ou financiador das mordomias do quem detém o poder. E assim, os cidadãos caminham cheios de fome, principalmente fome de justiça.

A classe privilegiada, dominante, financia as campanhas políticas para que operem em seu benefício. A qual, sempre, mantém ao seu lado, a lei, uma vez que a mesma é mudada a bel prazer de quem sobre ela tenha domínio. E desta forma, o povo, mero pagador de impostos. Não tem voz ativa, e nem participação real nas decisões da nação. E assim, somos conduzidos como gados ao matadouro.

Portanto, é possível a mudança de paradigmas no mundo político. E essa mudança está exatamente pelo eleitor. O qual tem em suas mãos o destino da nação, e cabe a ele (eleitor), acompanha sua escolha (seu candidato), e verificar se as promessas de campanha estão sendo cumpridas.

PENSAMENTO – A voz no deserto

“Num mundo coberto de horrores, ainda há uma voz que clama no deserto”. (Escritor:  Ricardo Alfredo)

CONVITE AMOL – (Academia Mossoroense de Letras)

XVIII JORNADA CULTURAL DO MUSEU DO SERTÃO

Com a coordenação do professor doutor Benedito, ocorrerá a XVIII jornada cultural do museu do sertão ocorrerá no 27 de agosto de 2022, que é um sábado, de 8h às 15 horas. O evento ocorrerá no Salão de Eventos do Museu do Sertão, ou seja, na Fazenda Rancho Verde, que fica na Estrada da Alagoinha, a 4 quilômetros de Mossoró. Vamos prestigiar a festa.

PENSAMENTO – Consciência.

“Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem”. (Santo Agostinho)

POEMA – O Tempo (Mário Quintana)

A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…

Quando se vê, já é 6ª-feira…

Quando se vê, passaram 60 anos!

Agora, é tarde demais para ser reprovado…

E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,

eu nem olhava o relógio

seguia sempre em frente…

E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.

Além de poeta, Mário Quintana era escritor, tradutor e jornalista, tornou-se muito conhecido por escrever versos simples e cheios de metáforas. Escreveu um dos mais belos poemas de todos os tempos, conhecido como O Tempo, neste poema ele cria uma brincadeira com o número seis e seus significados. Originalmente, o poema se chamaria Seiscentos e Sessenta e Seis.

DAS MAIS BELAS CANÇÕES DA MPB – De Tanto Amor – Roberto Carlos

No lançamento do seu PL como tema Pra Sempre, na Década de 90, o Rei Roberto Carlos, cheio de inspiração compôs uma dezena de músicas que marcaram a década. E essa canção de hoje nos traz a ideia de um amor pedido no tempo e uma despedida inesperada. Ouçamos na linda voz do Rei Roberto Carlos, uma das mais belas canções da MPB; de tanto amor. https://www.youtube.com/watch?v=en7L1URGZJM

Ah! Eu vim aqui amor / Só pra me despedir / E as últimas palavras / Desse nosso amor / Você vai ter que ouvir / Me perdi de tanto amor / Ah! Eu enlouqueci / Ninguém podia amar assim / E eu amei e devo confessar / Aí foi que eu errei / Vou te olhar mais uma vez / Na hora de dizer adeus / Vou chorar mais uma vez / Quando olhar nos olhos seus / Nos olhos seus / A saudade vai chegar / por favor meu bem / Me deixe pelo menos só te ver passar / Eu nada vou dizer / Perdoa se eu chorar / Vou chorar mais uma vez / Quando olhar nos olhos seus / Nos olhos seus / A saudade vai chegar / E por favor meu bem / Me deixe pelo menos só te ver passar /Eu nada vou dizer / Perdoa se eu chorar

ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MOSSORÓ – ACJUS

Tributo a Elder Heronildes da Silva programação alusiva ao aniversário de 89 anos do nosso presidente de honra, sócio fundador e primeiro ocupante da cadeira 12 – intelectual Elder Heronildes da Silva.

Dia 08/09/22 – (sexta-feira). 9h30 – PCAMMM – sede da ACJUS – Rua Cleodom Almeida, 100, Abolição II – CEP 59619-500 – Ação Solidária em benefício do Lar da Criança Pobre de
Mossoró – (Irmã Ellen) – Campanha de recebimento de material de limpeza e ração animal.
10h. – PCAMMM – Sede da ACJUS – Rua Cleodom Almeida, 100, Abolição II – Visitação as obras de construção do auditório Acadêmico Elder Heronildes da Silva.

17h – Celebração Eucarística na Igreja do Perpétuo Socorro, Centro de Mossoró – RN.

Dia 09/09/22 – (Sábado). 19h30 – Sessão Solene em Tributo ao acadêmico ELDER HERONILDES DA SILVA pela passagem do seu aniversário de 89 anos de vida.

Local: – REGINA BUFETT – Rua Cesar Leite, 10, Nova Betânia – CEP59612-040 – Mossoró – RN – 3064.5361; Oradores: Acadêmico Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia Sobrinho, Acadêmica Zélia Macedo Heronildes, Acadêmico Elder Heronildes da Silva – (12).

20h30 – Ato de Cumprimentos ao aniversariante e com o lançamento do livro – DE CULTURA E DE SABER, acervo literário da instituição, trabalho magnifico que fora coordenado pelos confrades Geraldo Maia do Nascimento – (13) e Afrânio de Oliveira Leite – (27) com participação de outros acadêmicos.

ACJUS NA FM 105 – SANTA CLARA

Todos os sábados a partir das 10h 15min, o programa cultura cidadania em debate da ACJUS, vem ao ar para trazer a boa música, o bom debate, e diversos informes sobre livros, academias de letras, com as vozes marcantes de Edilson Gonzaga e Ricardo Alfredo. E agora também no YouTube ao vivo.

EVENTOS DE 2022 – AMOL (Academia Mossoroense de Letras)

1- Agosto10 -19h – POSSE de Misherlany Gouthier, como 2º ocupante da cadeira 16, que tem como Patrono Cosme Corsino Lemos e 1º ocupante, Paulo de Medeiros Gastão. O Empossando será apresentada por Paulo Eduardo Fernandes de Negreiros;

2- setembro 14 -15h – Grupo de Trabalho sobre os 34 anos da AMOL e a Revista AMOL EM FOCO No 04;

3- setembro 25 – 19h – Solenidade Comemorativa AOS 34 ANOS da AMOL, com Lançamento da Revista AMOL EM FOCO No 04 e premiação do 4º Concurso João Batista Cascudo Rodrigues;

4- outubro 05 – 15h – Ciclo de Estudos Literários sobre temas a serem definidos;

5- novembro 09 – 15h – Ciclo de Estudos Literários sobre temas a serem definidos;

6- dezembro 07 – 15h – EVENTO / REUNIÃO DE ENCERRAMENTO DO ANO ACADÊMICO

CONVITE – Academia de Letras e Artes Mossoroense

ANIVERSARIANTE DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAS DE MOSSORÓ (ACJUS)

No mês de setembro, o nobre amigo e irmão, Elder Heronildes da Silva, está completando 89 anos. De muito trabalho, dedicação e acima de tudo, de um ser humano extraordinário. Parabéns meu irmão.

LEMBRANÇAS

Posse da querida amiga e cunhada Vanda Jacinto na Amol. Participação de Ricardo Alfredo como um dos oradores. Vanda Jacinto esposa do irmão e amigo Jacinto. Uma festa extraordinária. Ficou na memória de todos.

GRATIDÃO

Existe no coração humano um pingo de esperança, quando o mesmo aprender a ser grato. A gratidão é a maior característica de uma alma evoluída, pois a mesma é capaz de compreender, que um coração repleto de paz, é um coração grato.

A gratidão é transcendente, e todos nós podemos chegar a ela. Quando coração compreender que bens da terra é apenas cacarecos. E sua visão se voltar para o bem maior que é a eternidade, então seu coração ligará os céus e terra com a harmonia do amor.

Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade, (Salmos 92:1-2)

Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. (1 Tessalonicenses 5:18)

Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!  (Salmos 103:2)

Neste momento, em que você está lendo este texto, ore comigo… obrigado Senhor, eu não merecia, todavia tu me amaste primeiro e me fizestes herdeiros da vida eterna.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes