sexta-feira, 16 de janeiro de 2026
InícioEstadoAssembleia define encaminhamentos da greve dos servidores do Detran

Assembleia define encaminhamentos da greve dos servidores do Detran

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) estão em greve desde o dia 1 de junho e cobram a realização de um concurso público, que já foi acordado com o Governo do Estado em 2019, mas ainda não saiu do papel. Nesta quarta-feira, 22, a categoria se reúne em assembleia online para definir os próximos encaminhamentos do movimento grevista.

Na pauta da assembleia geral extraordinária que ocorre às 15h, constam pontos como: os informes gerais da greve, informações sobre a audiência que ocorreu entre a direção do órgão e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), além dos informes sobre as mobilizações e os próximos encaminhamentos.

Desde 2019, quando foi firmado o acordo com o Governo do Estado, vários piquetes foram realizados na sede estadual do Departamento, em Natal, e nas Ciretrans espalhadas pelo Estado. “Apesar da pressão, o Governo mal tem dialogado com o Sindicato e os profissionais”, informa o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai/RN).

De acordo com o coordenador de comunicação do sindicato que representa a categoria, Alexandre Guedes, faltam ações concretas por parte do Governo para promover o concurso público prometido há três anos. “Queremos um Governo que honre com sua palavra, assinada em acordo, e valorize o servidor e o público usuário que precisa dos serviços da autarquia”.

Uma auditoria realizada no ano passado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) apontou a necessidade de realização de concurso público para o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN).

A fiscalização do TCE/RN chamou atenção para o fato de que apenas 47% do quadro de servidores do Detran/RN é formado por funcionários efetivos, ligados diretamente ao órgão após aprovação em concurso público. Segundo o documento do TCE/RN, o Detran/RN possuía até então 868 servidores, sendo 410 efetivos (47,23%), 214 terceirizados (24,65%), 115 cedidos (12,56%), e 79 comissionados (9,1%,).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes