quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
InícioMossoróPainel interativo do IBGE traz novos recortes regionais

Painel interativo do IBGE traz novos recortes regionais

Dados sobre mercado de trabalho, população, educação e acesso a TV, internet e celular, investigados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, agora podem ser acessados em um painel interativo no Portal do IBGE.

A ferramenta, lançada nesta quarta-feira, 4, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), especializa e facilita a visualização de informações da maior pesquisa domiciliar do país, por meio de mapas e gráficos interativos.

O painel fornece também, pela primeira vez, indicadores experimentais para 146 estratos geográficos, como Baixada Santista, Agreste da Paraíba, Litoral Sul da Bahia e Norte de Minas Gerais, até então nunca divulgados pela pesquisa.

Por meio do painel, o usuário pode navegar por 24 indicadores selecionados em toda a série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012. Entre eles, dados sobre ocupação, desocupação e o contingente populacional, divulgados pela edição trimestral da pesquisa. Também terá acesso às taxas de analfabetismo e de escolarização, além do total de domicílios com televisão, celular e com acesso à internet, apurados pela versão anual.

“Todo esse volume de informações tem sido disseminado através de publicações e do Sidra, o banco de tabelas estatísticas do IBGE. A divulgação em forma de painel interativo vem facilitar o consumo da informação por meio de recortes geográficos diversos, mostrando a evolução dos indicadores ao longo do tempo e sua distribuição no espaço territorial, através de gráficos e mapas interativos”, explica a gerente de Integração da Produção de Geoinformação do IBGE, Aline Lopes Coelho.

O painel apresenta esses indicadores com recortes já conhecidos, como para o país, grandes regiões, unidades da federação, regiões metropolitanas e capitais. Agora, a pesquisa também passa disponibilizar, pelo painel, indicadores por estratos geográficos, que permitem uma análise de recortes geográficos menores, além das regiões metropolitanas e capitais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes