domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioMossoróConsumidores devem continuar economizando após mudança da bandeira tarifária

Consumidores devem continuar economizando após mudança da bandeira tarifária

O Ministério das Minas e Energias (MME) anunciou que, a partir do próximo dia 16 de abril, entra em vigor a Bandeira Tarifária Verde, sem cobrança extra na conta de energia. Desde setembro de 2021, estava sendo aplicada a Bandeira Tarifária Escassez Hídrica, que representava acréscimo de R$ 14,20, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Mesmo com a volta da Bandeira Tarifária Verde, o consumidor não pode relaxar na economia de energia elétrica. Por isso, a Neoenergia Cosern, distribuidora de energia elétrica do estado, está reforçando a série de dicas de economia que divulga permanentemente e que podem ajudar os clientes a adotarem hábitos de consumo conscientes.

São atitudes do dia a dia que evitam o desperdício de energia elétrica e, claro, adequam o consumo de energia à capacidade de pagamento da conta. Entre essas atitudes está aquisição de aparelhos elétricos mais eficientes, uma vez que eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes.

“Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. Pesquise os modelos e potências para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia”, aponta a companhia.

Outra dica é aproveitar a luz natural do dia, reduzindo o desperdício com energia. É importante acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados e dar preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

A companhia também orienta a troca das lâmpadas convencionais com as lâmpadas de LED. Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais e consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes