quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesLAÍRE ROSADO: Câmara e Senado, reeleições legalizadas

LAÍRE ROSADO: Câmara e Senado, reeleições legalizadas

Mostrando que não está importunado com o desgaste do momento, o Supremo Tribunal Federal está prestes a tomar uma posição polêmica, permitindo a recondução dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal aos mesmos cargos.

O senador Davi Alcolumbre e o deputado Rodrigo Maia, não podem ser candidatos ao mesmo cargo, pois consta do parágrafo quarto do artigo 57 da Constituição que o mandato dos dirigentes das Casas do Legislativo será de dois anos, “vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente.”

Entretanto, alguns ministros do STF procuram uma interpretação menos literal da Constituição, como é o caso do ministro Gilmar Mendes, reconhecendo “a possibilidade de as Casas do Congresso Nacional deliberarem sobre a matéria.” Na verdade, isso poderia ocorrer por meio de Proposta de Emenda Constitucional (PEC), mas Gilmar considera que a questão pode ser resolvida também por via regimental, por questão de ordem ou mediante qualquer outro meio de fixação de entendimento próprio à atividade parlamentar”.

A ministra Cármen Lúcia também votou contra a hipótese da reeleição, considerando que
“a norma é clara, o português direto e objetivo”.

Os ministros Dias Toffoli, Alexandre Moraes e Ricardo Lewandowski já se pronunciaram a favor da reeleição.  Com o voto de Nunes Marques, a pretensão de Alcolumbre já foi endossada por cinco magistrados.

Ainda não votaram os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux, mas já é possível concluir que o STF irá de encontro à Constituição, autorizando que Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia continuem como presidentes da Câmara e do Senado.

Essa decisão legalizará um desrespeito à Constituição de 1988.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes