quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioColunasGeraldo Maia67 anos da Escola Municipal Rotary – por Geraldo Maia

67 anos da Escola Municipal Rotary – por Geraldo Maia

67 anos da Escola Municipal Rotary

Durante a sua gestão como Governador de Distrito dos Clubes de Interior do Rotary, o Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia lançou a ideia da criação de uma Escola Rotary em um dos bairros de Mossoró. Para esse fim foi nomeada uma comissão de três rotarianos para escolher o local onde deveria ser construída a escola: Camilo Pereira de Paula, Renato de Araújo Costa e Francisco Sales dos Santos Bezerra. A área escolhida foi um terreno no bairro Santo Antônio, de propriedade da Fábrica de Redes Santo Antônio Ltda., que tinha como Presidente o companheiro Enéas Negreiros. E foi esse companheiro que conseguiu, junto a Diretoria da Empresa, fazer doação do terreno para a construção da Escola Rotary de Mossoró.

Com a cessão do terreno, foram indicados os companheiros Francisco Sales dos Santos Bezerra e Antônio Vieira de Sá para comandarem o início da construção. A supervisão da obra ficou sob a responsabilidade de Clóvis Ciarlini. Coube a dona Benigna, esposa do companheiro Sales, juntamente com dona Maria, esposa do companheiro Alcides e dona Brígida, esposa do companheiro Saboinha, a tarefa de angariar recursos com os próprios rotarianos para dar início às obras, que com a ajuda de todos foi concluída, sendo inaugurada em 15 de abril de 1957, quando o Clube era administrado pelo Sr.  Antônio Soares de Souza Luz.

É bem verdade que o que se inaugurou naquela data foi um pequeno prédio, bem diferente da estrutura que existe atualmente. Mas foi a semente, foi onde tudo começou.

Em 1970, ao assumir a Presidência do Rotary Club Mossoró, o Sr. João Newton da Escóssia passou a investir na pequena escola, construindo outras salas. E assim fez os demais Presidentes. A Escola passou a ter: duas salas para funcionamento da direção e secretaria, uma cozinha, uma biblioteca, sete salas de aulas, duas salas para depósito, banheiros e uma área livre para prática de esportes e recreação.

À medida que o prédio crescia, ia se tornando cada vez mais difícil manter a Escola contando apenas com a contribuição dos rotarianos. A solução encontrada para não parar o funcionamento da escola foi a de se buscar parceria junto a Prefeitura. E a parceria veio em forma de um contrato de comodato entre o Rotary Club de Mossoró e a Prefeitura Municipal, cabendo ao Rotary a cessão do imóvel e a Prefeitura a estrutura de pessoal e material necessária para o bom funcionamento da Escola. E por 48 anos a Escola Rotary cumpriu o seu objetivo.

Com o passar do tempo, no entanto, o prédio foi envelhecendo e as salas, que antes atendiam tão bem ao fim para o qual foram construídas, já não ofereciam segurança; careciam de reformas.

Um novo convênio entre Rotary Club e Prefeitura Municipal de Mossoró, para construção de um novo prédio, foi assinado em 03 de fevereiro de 2005, na sede do Rotary, com a presença de diversas autoridades e de todos os alunos e professores da Escola Rotary. Para que esse novo convênio fosse possível, o Rotary Club de Mossoró fez doação a Prefeitura do terreno onde estava instalada a escola, sendo essa a única maneira possível da Prefeitura poder investir na construção de um novo prédio. Pelo convênio a Prefeitura manteria o nome de Escola Rotary no estabelecimento e o Rotary Club de Mossoró ficaria como Amigo do Escola.

A nova escola foi construída, tendo acontecido à sua inauguração em 03 de março de 2006, exatamente um ano após a assinatura do convênio. O novo prédio passou a conta com amplo espaço para recreação, biblioteca, uma sala para o TV Escola, banheiros, sala de professores e diretoria, cozinha para o preparo da merenda e uma sala para laboratório de informática.

A Escola hoje atende a aproximadamente 300 alunos nos dois turnos com ensino fundamental. O Rotary está sempre presente no seu dia-a-dia, seja promovendo eventos, ministrando palestras de seus diversos profissionais, suprindo algumas necessidades, enfim, perpetuando o sonho daqueles companheiros que construíram a primeira Escola Rotary de Mossoró, cumprindo sempre o seu lema que é “Dar de Si, antes de pensar em Si””

pesquisador e historiador  – Geraldo Maia do Nascimento – [email protected]

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes