sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesUm ponto percentual separa aprovação e desaprovação de Lula na pesquisa Quaest

Um ponto percentual separa aprovação e desaprovação de Lula na pesquisa Quaest

A pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) revela que a aprovação do governo do presidente Lula (PT) alcançou o melhor patamar de 2025. 48% dos brasileiros aprovam a gestão petista, enquanto 49%, desaprovam. Os números configuram um empate dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

Esta é a primeira vez, desde janeiro, que há empate entre os dois indicadores. No início do ano, 49% desaprovavam Lula, já a aprovação era de 47%. A diferença de um ponto é a menor desde dezembro de 2024, quando a aprovação era maior que a desaprovação (52% a 47%).

Desde julho, a aprovação do presidente Lula tem apresentado melhora, quando 43% passaram a aprovar. Em agosto e setembro, foram 46%. A desaprovação chegou ao ápice em maio, com 57%. A queda passou a acontecer nos meses seguintes: 53%, em julho; e 51% em agosto e setembro.

 

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

 

Aprovação de Lula

 

De acordo com a pesquisa, as mulheres voltaram a aprovar mais Lula do que desaprovar: 52% a 45%, indicadores que estavam empatados em 48% no levantamento anterior. Os católicos também voltaram a aprovar mais o governo petista, após empate registrado em setembro: 54% aprovam, e 44%, desaprovam.

 

Os mais ricos (renda familiar de 5 salários mínimos ou mais) apresentam empate entre os indicadores: 52% desaprovam e 45%, aprovam. O público mais desaprovava o governo até setembro. A margem de erro é de 4 pontos.

 

O levantamento aponta um empate técnico entre o público de 35 a 59 anos, mas com aprovação e reprovação invertendo posições: enquanto 51% desaprovaram e 46% aprovavam em setembro, agora 51% aprovam e 46%, desaprovam. Entre o público de 60 anos ou mais, 50% aprovam o governo e 46% desaprovam.

 

A percepção sobre Lula frente ao governo anterior melhorou. Caiu de 51% para 42% o percentual dos que consideram a atual gestão pior que o esperado, enquanto subiu de 14% para 20% a fatia que acha o governo melhor do que imaginava.

 

Por região, Lula mostrou uma recuperação da aprovação no Nordeste, passando de 53% para 62 % e no Sul, de 35% para 41%. No Sudeste, a popularidade do governo oscilou positivamente desde o anúncio do tarifaço (de 40% para 44%).

 

43% acreditam que a situação da economia vai melhorar nos próximos 12 meses, contra 40% em setembro. Já a fatia que espera piora caiu de 37% para 35%. 56% acham que o Brasil está na direção errada, enquanto apenas 36% acreditam que segue no caminho certo.

Bruno Barreto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes