terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
InícioBrasilSisu: veja como se inscrever a partir desta terça-feira, 7

Sisu: veja como se inscrever a partir desta terça-feira, 7

Até a próxima sexta-feira (10), estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre. O Sisu permite que estudantes com melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conquistem vagas em universidade públicas.

O ideal é que os interessados não deixem para última hora para fazer as inscrições, afinal, são apenas quatro dias para escolher a vaga que se pretende cursar na graduação.

O primeiro passo é ter a senha do sistema em mãos e acessar o portal de serviços do Governo Federal. Depois, siga o passo a passo abaixo:

1. Clicar no link de Fazer Inscrição.
2. Ele vai redirecionar você para criar uma conta no gov.br. Para isso tenha seu CPF em mãos.
2. Informar seu número de inscrição e senha do Enem mais recente. Se porventura você esqueceu é possível recuperar na própria página.
3. Escolha duas opções de cursos e instituições de ensino onde gostaria de estudar. Você pode escolher o curso em outra cidade que não seja a sua. A busca permite escolher curso, município ou universidade participante.
4. Especifique se vai concorrer à vaga por meio de cotas ou por ampla concorrência (caso exista essas opções). Caso opte pelas cotas é necessário comprovação.

Sisu conta com todos os tipos de cursos: bacharelados, licenciaturas e até cursos superiores de tecnologia em todas as áreas do conhecimento.

Saiba mais: Sisu passa a oferecer vagas para cursos na modalidade EaD.

Resultado do Sisu 
O resultado do Sisu 2020/2 será divulgado no dia 14 de julho. Os aprovados terão de acessar o sistema e enviar os documentos necessários para matrícula.

Quem pode se inscrever no Sisu
Quem fez o Enem mais recente e não tirou zero na redação pode participar. Importante ressaltar que só vale o Enem mais recente. Os anteriores não contam.

:: MEC autoriza suspensão de parcelas do Fies durante pandemia; confira as regras :: 

Lista de espera
Quem não for aprovado nas opções de cursos pode ainda participar da lista de espera do Sisu. O documento com os nomes dos candidatos aptos a essa condição será enviado para as universidades, que ficarão responsáveis pelas chamadas posteriores.

Além do Sisu

Além da lista de espera existem outras formas de ingressar na universidade: por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos) e também por meio do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), além do ingresso direto nas instituições de ensino.

 

Brasil de Fato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes