sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioColunasReflexões TeológicasReflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

O DIA DO JORNALISTA

Fonte: Foto Google.

As funções do jornalista são diversas no mundo da comunicação. E dentro desta diversidade de comunicação, o jornalista é responsável pela apuração de fatos, investigação de acontecimentos, apresentação de notícias. Assim como, por reportagens, divulgar a verdade; trazendo a coletividade os fatos verdadeiros sem tomar posição ou fazer juízo de valor.

Como a profissão é importante para o desenvolvimento da sociedade,  as autoridades lançaram um dia especial de comemoração para o jornalista, que é no dia 07 de abril. Que de acordo com a história, foi neste, dia 07 de abril de 1830,  que João Batista Líbero Badaró, médico e jornalista, brasileiro de origem italiana, morreu assassinado por inimigos políticos, em São Paulo.

Como fator histórico, o jornalismo foi  fundado na China, que eram jornais escritos a mão e que surgiram no século VIII. A partir da invenção de Johannes Gutenberg, em 1447, nasceram os jornais modernos, que tiveram grande circulação entre comerciantes, para a divulgação de notícias mercantis.

Com a chegada do príncipe-regente Dom João no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 13 de maio de 1808, foi decreto a criação da Impressão Régia, hoje Imprensa Nacional.

Quanto a comemoração do dia do jornalista, está foi instituída em 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em honra à memória do médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Por outro lado, essa data tem a função de conscientizar e mostrar os milhares de jornalistas que foram: censurados, violentados, abusados e mortos durante o exercício de sua profissão.

Mesmo no dia que se comemora o dia do jornalista, todos permaneceram apurando, investigado, informando  e divulgando fatos e atos que fizeram a notícia de sua cidade, do seu estado e do país.

Apesar dos meios de comunicação terem evoluído através da internet, a função do jornalista ainda é primordial a Democracia e a defesa dos direitos humanos.

Portanto, defender o jornalismo e o jornalista, é defender a livre expressão, o livre pensar, a condição de criticar, analisar, ponderar, duvidar e acima de tudo, humanizar de forma democrática a nação. Parabéns, a todos os jornalistas.

 

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes