segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026
InícioColunasReflexões TeológicasReflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

PENSAMENTO – Educação

“A educação do povo começa nas coisas mais simples, como a eleição para gestor”. (Escritor: Ricardo Alfredo)

PROCESSO DEMOCRÁTICO OU GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO

Existe um consenso nacional, tanto da classe dos discentes, como da classe dos docentes, assim como dos pais e dos responsáveis pelos discentes, que a eleição para gestor da escola, é um dos principais pontos de partida para reestruturação do ensino básico e do ensino médio da nação.

Por outro lado, os viciados em currais eleitorais (políticos), lutam com garras e dentes, para não perderem essa boquinha de apoio (promessa de cargos comissionados) no processo do sufrágio universal (voto). E as mais altas autoridades fecham os olhos em parceria com o desmando e o desmantelo na educação, provocados pela inserção de pessoas (cargos comissionados) sem nenhum preparo ou conhecimento do campo educacional na gestão.

O processo para eleição de gestor (diretor), não é o único problema a ser enfrentado no campo educacional. No entanto, é um dos mais graves, visto que, as trocas constantes de gestores, chamadas de experiências, vem prejudicando o bom andamento da educação básica e trazendo insegurança nas instituições.

E diante de tantas informações contraditórias e dúvidas que vem surgindo neste processo de renovação estrutural da educação, o qual chamamos de gestão democrática. Passaremos a analisar o que diz a legislação sobre o assunto. Principalmente, com base na LDB em seus artigos 14 e 15. Analisaremos o processo de gestão democráticas e suas vias de acesso. Vejamos o que diz os artigos citados.

Art. 14 – Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

  1. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
  2. Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

Art. 15 – Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas de direito financeiro público.

A analise simples e leiga destes artigos da LDB, apresentam a gestão democrática no ensino público, como uma forma de autonomia no processo de gestão, com a participação ativa das comunidades, dos docentes, dos discentes e dos pais, visando fortalecer a educação.

Na área, da esfera escolar, podemos observar que a gestão democrática passa por diversos estágios. Entre eles podemos citar os principias que são: participação ativa do conselho escolar; construção coletiva do PPP – projeto político pedagógico; na fiscalização dos valores empregados na educação pela comunidade; na transparência da prestação de contas; na atuação do caixa escolar; na constante avaliação dos técnicos, professores e gestores; e por fim na eleição para gestor.

E de acordo com as metas supracitadas, prontamente, o Plano Nacional de Educação, na Lei nº 13.005/14 em seu artigo 9º estabeleceu que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, busquem em tempo hábil, a aprovação em prazo estabelecido de 02 (anos da edição e publicação do PNE – Plano Nacional de Educação), que é documento orientador da norma específica que disciplina a gestão democrática da educação básica nos referentes setores dos sistemas de ensino, (texto que se refere à meta 19 do referido plano).

Diante da análise do texto exposto, redação do plano nacional de Educação, é de fácil observação que é determinada em lei a autonomia de cada sistema/rede do ensino regular (fundamental e médio), a escolha dos gestores escolares (diretores) através do sufrágio universal (voto). Tendo como critérios na escolha a participação ativa das comunidades que fazem parte do processo do ensino/aprendizagem.

Já no lado pedagógico, a eleição entres os docentes para gerir a instituição em que está inserido, é de forma clara positiva, visto que o mesmo já conhece a realidade educacional e da comunidade. Por lado, por mais inacreditável que seja, o supremo tribunal federal, que em nada conhece a realidade das escolas e das comunidades, compreendeu que era inconstitucional a exigência da eleição. Decisão deferida em 2018.

Diz o acorde: Entende-se que “são prerrogativas do Prefeito, com o auxílio dos Secretários Municipais, a direção superior da administração pública municipal e o provimento dos cargos públicos municipais, que, no caso dos diretores de escola, são caracterizados como comissionados, de livre nomeação e exoneração” (fl. 241). Parecer da Procuradoria-Geral da República às fls. 271-273 assim ementado: “Recurso extraordinário. Controle abstrato de lei municipal que institui eleições para o provimento de cargos de direção de unidades da rede de ensino. Inconstitucionalidade.

Essa decisão vem se contrapor a meta 19 do PNE, que determina e assegura o processo democrático de seleção para gestores, com vista nos princípios básicos, que são: critérios técnicos de mérito, desempenho e consulta pública à comunidade escolar.

Outra estratégia do PNE é a aplicação de uma prova nacional para o cargo de Diretor. Todavia, como era já esperando, os pseudos políticos defensores do povo foram contra a norma ou meta 19 do PNE, visto que eles deixariam de serem beneficiados com cabos eleitorais gratuitos, pagos pelos impostos do povo.

Portanto, a gestão escolar democrática e participativa torna-se uma chave para mudança real e profunda da educação brasileira. No entretanto, para que ocorra essa mudança efetiva se torna imperativo que a escola, passe a atuar na função de formadora dos docentes e discente que chegam no âmbito escolar. Sem deixar de   exerce uma função primordial que é  de educar o cidadão politicamente para exercer na sociedade o pleno exercício da cidadania, tendo em vista uma educação mais libertadora e democrática.

ÍCONE DA CULTURAL DE MOSSORÓ E DO RN

Professor Vingt-un Rosado, uma geografia humana brasileira que completa 102 anos. Em 25/09/1988 era criada a Academia Mossoroense de Letras (AMOL), por iniciativa de um grupo de intelectuais que tinha à frente o professor Vingt-un Rosado, Raimundo Soares de Brito, Paulo Medeiros.

RECADO DE DEUS

“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”. (1 João 3:17,18)

 Visita ilustre na FM 105

      


Neste sábado 24.09.2022, esteve conosco na FM 105 o Médico e confrade Dix-sept. O bom papo ficou em torno da noite cultural promovida pelas lojas maçônicas, e a presença da fundação Vingt-un Rosado em toda programação. Em seguida conversamos com o nosso querido amigo Eriberto que vem atuando junto a fundação em muitos eventos. E ele é uma mola importante na atual caminhada da fundação.

ANIVERSARIANTES ROTARY – Mês setembro

       

Da esquerda para direita temos: as companheiras Dona Jessica, Dona Joana D’arc e os companheiros Raimundo Fernandes Júnior e Ricardo Alfredo. Parabéns todas as companheiras e companheiros. Que o Rei do universo e Juiz dos mundos, Deus, lhes concedam a graça de muitos anos de vida.

12a REUNIÃO DO ROTARY

   

Na 12a reunião do Rotary foi tratado de vários projetos que serão implantados em Mossoró e reunião. Como secretário ad hoc Ricardo Alfredo, e na presidência Geraldo Maia. É só aguarda.

 ANIVERSARIANTES – ACJUS

 

Outubro: Canindé Maia – 09 / Edilson Junior – 10 / Wellington Barreto – 23. Parabéns 

VISITA A ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Sócias de Mossoró

O presidente de honra em visita a sede da academia de ciências jurídicas e socias de Mossoró (ACJUS). Na recepção o sempre receptivo, o Dr. Wellington Barreto que é presidente da academia. A sede da ACJUS, é um lugar para conversar, pensar, rir e pesquisar. Emocionar – se. Tudo o que Elder com seus 89 anos de experiência, mas gosta. Tudo isso ele encontra no PCAMMM.

MUSEU DO SERTÃO

O museu do sertão, tem sido uma bela pagina da história Brasileira, que é liderada pelo professor doutor Benedito. O museu do sertão é um espetáculo de cultural e da história do Nordeste.

ELEITO NOVO ACADÊMICO NA ABROL – Academia Brasileira Rotária de Letras

Foi eleito Ricardo Alfredo para a Academia Brasileira Rotária de Letras – secção do Rio Grande do Norte, na cadeira 24, cujo patrono é Dorian Jorge Freire.

“ABROL – Esquina do Mar”

Ofício n° 001/2022

Mossoró/RN, 26 de setembro de 2022

 

Ao Companheiro,

Ricardo Alfredo de Souza

Rotary Club de Mossoró

 

Caro Companheiro,

 

O seu nome foi indicado para membro da Academia Brasileira Rotária de Letras – Sessão Rio Grande do Norte – ABROL/RN, e aprovado por unanimidade. Dessa forma você ocupará a Cadeira nª 24 da referida Academia, que tem como Patrono Dorian Jorge Freire.

A data da posse será marcada em breve.

Desde já parabenizamos o Companheiro por passar a fazer parte dessa instituição cultural. Qualquer esclarecimento favor entrar em contato com Geraldo Maia do Nascimento, pelo Fone/WhatsApp 84 98829.5475.

Atenciosamente,

Geraldo Maia do Nascimento – Presidente

Dorian Jorge Freire é Patrono da cadeira 24 da Academia Brasileira de Letras Rotária.

CONVITE CULTURAL

PROGRAMA MEMÓRIA ACADEMIA TRAJETÓRIAS – TV CÂMARA

Em breve estreia o programa de TV Memória Acadêmicas – Trajetórias sobre o comando da ACJUS e liderado pelo seu presidente Wellington Barreto. Vamos aguardar.

ACJUS NA FM 105 – SANTA CLARA

Todos os sábados a partir das 10h às 11h, o programa cultura cidadania em debate da ACJUS, que vem ao ar para trazer a boa música, o bom debate, e diversos informes sobre livros, academias de letras, com as vozes marcantes de Edilson Gonzaga e Ricardo Alfredo. E agora também no YouTube ao vivo.

EVENTOS DE 2022 – AMOL (Academia Mossoroense de Letras)

1- outubro 05 – 15h – Ciclo de Estudos Literários sobre temas a serem definidos;

2- novembro 09 – 15h – Ciclo de Estudos Literários sobre temas a serem definidos;

3- dezembro 07 – 15h – EVENTO / REUNIÃO DE ENCERRAMENTO DO ANO ACADÊMICO

ROTARY – Cidadania 

UMA PROMESSA

“Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão”. (Salmos 37:23,24)

 

PENSAMENTO – Herança…

“Não tenho riquezas nesta vida. O que deixarei como herança, é a minha fé. (Teólogo Ricardo Alfredo)

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes

Taxa Selic a 15%: como pode?

NOTAS DA REDAÇÃO

CULPA