domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioColunasReflexões TeológicasReflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

OS PILARES DA FÉ

Com sua origem no grego, pistia ou fé, é uma palavra que está diretamente relacionada a acreditar. Já no latim está relacionada ao termo files, ou seja, ação de fidelidade. Quando pesquisamos o significado da palavra Fé, encontramos os seguintes termos: acreditar, confiança, aceitar o impossível, dar credito. No sentido mais comum, senso comum, a fé é acreditar em alguém ou algo, mesmo que não exista qualquer tipo de prova material ou científica.

Quando falamos em fé, estamos falando em confiança. É como pular no meio da escuridão de um penhasco, tenho a certeza que lá em baixo está Deus lhe esperando, para salvá-lo.

Fé não é positivismo, fé é a certeza da providência divina quando as coisas não vão bem, o mesmo quando tudo está mal, e parece perdido. É exatamente quando nasce a fé.

Quanto a definição da palavra fé, biblicamente, encontramos o apóstolo Paulo que assim definiu: A fé é ter certeza do que esperamos e do que não vemos. (Heb 11: 1).

A partir dos escritos bíblicos, a construção dos pilares da fé é determinada em sete passos inclusos no novo testamento, principalmente nos escritos do apóstolo Paulo. Vejamos:

1. A Fé transmitida entre pessoas

Então a palavra de Deus se espalhou. O número de discípulos em Jerusalém aumentou rapidamente, e um grande número de sacerdotes tornou-se obediente à fé. (Atos 6: 7)

Convencido permaneceu e continuou com todos vocês para o progresso e alegria na fé, (Fil 1:25)

Compartilhar, escrever e exortar a lutar pela fé que foi de uma vez por todas confiada aos santos. (Judas 1: 3)

2. Viver pela fé.

Os justos viverão pela fé. (Romanos 1:17)

Vivemos pela fé, não pela vista. (2 Cor 5: 7)

3. A Fé como modelo de salvação.

Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Serás salvo – tu e a tua casa”. (Atos 16:31)

Pela graça sois salvos, pela fé – e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésios 2: 8-10)

4. A razão da Fé.

…antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, (1 Pedro 3:15).

Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é de razão, porque a vossa fé cresce muitíssimo, e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros. (2 Tessalonicenses 1:3)

5. A Fé no Deus vivo

Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. (2 Coríntios 5:7)

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2:8-9)

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. (Hebreus 11:6)

Consequentemente, a fé vem de ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida através da palavra de Cristo. (Rom 10:17)

6. A fé e a obediência

Obediência que vem da fé. (Rm 1: 5)

“Pois a vossa obediência é conhecida por todos; por isso, me alegro a vosso respeito…” (16:19).

O Propósito da Obediência – “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei” (Deuteronômio 29:29)

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” (Tiago 1:22)

“Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” (1 Samuel 15:22)

7. Fé e a Salvação

Salvação (Efésios 2: 8-10)

Crucificado com Cristo. (Gal 2:20)

E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:31)

Que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos. (2 Timóteo 1:9)

A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação. (Salmo 62:1)

Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. (Romanos 10:10)

Portanto, a fé tem seus segredos, ela nasce no coração e vive na certeza da esperança. Todavia sempre é bom lembrança que: “O coração do homem considera o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”. (Provérbios 16:9)

Ore comigo, Senhor sei que sou fraco e tenho pouca fé, porém, envia teu Espírito Santo e me ajudar a ter fé que remove as montanhas.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes