quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesProfessores estaduais entraram em greve após rejeitar proposta do Governo

Professores estaduais entraram em greve após rejeitar proposta do Governo

No final da tarde de segunda-feira, 14, os professores da Rede Estadual de ensino votaram pelo início da greve, após a categoria rejeitar a proposta feita pelo Governo do Estado, para o pagamento do reajuste em 33,24% do piso salarial previsto por lei. Com isso, a paralisação foi iniciada, oficialmente, nesta terça-feira, 15

A deliberação saiu em Assembleia virtual realizada pelo SINTE/RN nos turnos matutino e vespertino desta segunda (14). Consultados, 90% dos participantes da Assembleia votaram a favor da greve, 6% se posicionaram contra e outros 4% se abstiveram.

Nas discussões, os professores chegaram ao consenso que a proposta oferecida é insuficiente e indefensável. Desta forma, se compreendeu que fosse iniciada a paralisação das atividades para pressionar o Governo em busca dos 33,24% relativos à correção deste ano.

A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, avalia que é possível avançar no processo de negociação: “Quando se trata de um direito é compreensível entender o porquê a proposta foi rejeitada. Somos uma categoria que historicamente sofre com os baixos salários. Portanto, os 33,24% representam uma reposição de dois anos relativos à atualização dos nossos salários”, afirmou.

Fátima alerta que é necessário dar celeridade ao processo de negociação: “O Governo deve entender que a data limite de negociação está se esgotando. Assim, é preciso implantar o Piso. Não dá para deixar um vácuo. (O Governo) tem que negociar para cumprir a Lei, é isso que esperamos”, pontuou.

80% dos participantes da Assembleia aprovaram apresentar ao Governo uma contraproposta. No entanto, os termos ainda não foram definidos diante da complexidade do assunto. Ficou acertado que a contraproposta será elaborada pela direção do SINTE/RN em parceria com a Comissão composta por membros da base e entregue ao Executivo.

A paralisação das atividades suspende, temporariamente, o calendário letivo do ano de 2022, que foi iniciado ontem, em toda a rede estadual. Nesse retorno, que ocorreu de forma presencial, mais de 600 escolas em todo o Rio Grande do Norte e milhares de alunos tinham voltado às salas de aula.

Veja a proposta:

A proposta do Governo, oficializada e detalhada por meio de documento, consiste no seguinte:

1 – Aplicar os 33,24% a partir de janeiro para os que ganham menos que R$3.845,63, proporcional a 30 horas

2 – Aplicar, a partir de janeiro, entre 0,1% e 33,24% para quem ganha menos que R$3.843,63

Aplicar em março os 13% para todos que não receberam em janeiro

Complementar em dezembro os 33,24%, entre 0% a 17,91%, dependendo da parcela recebida no mês de janeiro ou março

Contudo, o Executivo, alegando a Lei Eleitoral, alertou que o item 2 da proposta está condicionado a uma autorização do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes