quinta-feira, 29 de janeiro de 2026
InícioDestaquesPL Antifacção: Motta diz que quem escolhe relator na Câmara é o...

PL Antifacção: Motta diz que quem escolhe relator na Câmara é o presidente e pede que Derrite procure Lewandowski

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou ao blog que cabe ao presidente da Casa escolher os deputados federais responsáveis por cada projeto, como o caso de Guilherme Derrite (PP-SP) para o PL antifacção.

 

Motta defendeu que é prerrogativa do presidente da Casa definir quem deve cuidar de cada assunto e que “escolhe quem quiser”. No caso de Derrite, Motta afirmou que o escolheu por se tratar do “secretário de segurança pública do maior estado do país”, não por ser “um homem de Tarcísio”, ao se referir ao governador de São Paulo.

 

Derrite é secretário de Segurança Pública do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi licenciado do cargo pelo governador paulista para reassumir seu cargo na Câmara e relatar o PL antifacção.

 

“Se tiver consenso [sobre o tema], votamos nesta semana”, assegurou Motta.

O presidente da Câmara, porém, afirmou que pediu para Derrite falar com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, antes de o tema ser avaliado pelos parlamentares.

 

Críticas do Planalto

A escolha de Motta foi criticada pelo Palácio do Planalto, que vê a entrega como dar para a direita um tema central para a campanha eleitoral de 2026. A segurança pública é uma das principais preocupações do eleitor, segundo levantamento da Quaest.

O governo Lula (PT) estuda reagir à escolha e entre as alternativas estudadas pelo Planalto está o bloqueio temporário do pagamento de emendas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes