sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioDestaquesPesquisadores da Fiocruz realizaram visita técnica no RN

Pesquisadores da Fiocruz realizaram visita técnica no RN

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizaram uma visita técnica à sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para atividades relacionadas ao Projeto Observatório da Gestão Estadual em Saúde, o OGE-SUS/RN. A equipe foi recebida entre os dias 30 de março e 1º de abril, pelo secretário Cipriano Maia, a secretária adjunta Lyane Ramalho e técnicos de referência da Sesap.

O OGE-SUS/RN tem como objetivo realizar a análise de aspectos estratégicos do SUS/RN, visando construir cenários de futuro e produzir subsídios para orientar a tomada de decisão e impulsionar o aprimoramento dos processos e práticas de gestão em saúde no Rio Grande do Norte, no período de 2022 a 2024.

Durante a visita, foi apresentado um panorama das atividades que vem sendo desenvolvidas desde dezembro de 2021, quando ocorreu a formalização da parceria, e discussão da agenda de trabalho junto às áreas técnicas da secretaria. Foi programado para o início de junho um seminário para análise do SUS no RN.

Na sexta-feira, foram discutidos os próximos passos do projeto e programado um Seminário que ocorrerá no início de junho, a fim de analisar o SUS no RN. O Projeto OGE-SUS/RN, coordenado pelos pesquisadores Assis Mafort e André Bonifácio, é fruto da parceria entre a SESAP/RN, a Fiocruz e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – NESC/UFRN, sob a coordenação da professora Lavínia Uchôa.

As metas do projeto estão relacionadas à construção do Painel de Monitoramento da Gestão Estadual, com ênfase nas ações dos Consórcios Interfederativos de Saúde, por meio de indicadores de análise de situação de saúde; à implementação de estratégias de formação/ qualificação e ações de apoio institucional nas regiões de saúde; e ainda, à documentação, padronização, disponibilização dos dados e das informações referentes aos conhecimentos produzidos no OGE (Repositório).

O Observatório é considerado uma importante ferramenta para orientar gestores na tomada de decisão sobre os processos de saúde, e sua implantação demandará envolvimento continuo das equipes gestoras estaduais e instituições de ensino e pesquisa, para disponibilizar informações e empreender reflexões que possam caracterizar o acúmulo de experiências, promovendo a ampliação do conhecimento das práticas e processo da gestão, possibilitando a análise de tendência das mudanças operadas na dinâmica estadual no âmbito do SUS.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes