quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
InícioBrasilPacientes que tomaram hidroxicloroquina tiveram maior taxa de mortes, diz estudo

Pacientes que tomaram hidroxicloroquina tiveram maior taxa de mortes, diz estudo

Uma pesquisa financiada pelo Instituto Nacional de Saúde e pela Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, constatou mais mortes entre pacientes de covid-19 que tomaram hidroxicloroquina do que entre aqueles que se submeteram ao tratamento padrão.

O resultado da análise foi submetido esta semana à revista New England Journal of Medicine e está disponível on-line, mas será revisado por outros cientistas antes da publicação oficial.

Os sete cientistas que assinam o estudo analisaram a evolução da doença em 368 pacientes do sexo masculino, com média de idade de 70 anos, em hospitais militares nos Estados Unidos. Trata-se do estudo mais abrangente sobre o tema desde o início da pandemia, comparando resultados do uso da hidroxicloroquina sozinha e acompanhada do antibiótico azitromicina.

:: Leia também: Cloroquina: o que dizem os estudos sobre medicamentos para combater o coronavírus ::

Cerca de 27,8% dos pacientes que tomaram hidroxicloroquina paralelamente ao tratamento padrão morreram. Nos casos em que a hidroxicloroquina foi administrada em conjunto com a azitromicina, a taxa caiu para 22,1%. Entre os que receberam apenas o tratamento usual, o percentual de mortes foi de 11,4%.

O estudo também verificou que a hidroxicloroquina não produziu nenhuma diferença em relação à necessidade de respiradores. O medicamento costuma ser usado para tratamento de doenças como malária e lúpus. Entre os efeitos colaterais mais frequentes estão arritmia cardíaca, fadiga, distúrbios de visão, irritação gastrointestinal e cefaleia.

O uso do medicamento é incentivado por presidentes como Donald Trump, dos Estados Unidos, e Jair Bolsonaro (sem partido), do Brasil. O uso de hidroxicloroquina é autorizado pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde que com prescrição médica.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS) a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

 

Brasil de Fato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes