sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
InícioBrasilO tarifaço de Trump contra o Brasil desidratou

O tarifaço de Trump contra o Brasil desidratou

O tarifaço anunciado por Donald Trump e que abalaria a economia brasileira não aconteceu.

 

A ordem executiva do presidente dos Estados Unidos veio com uma lista de exceções que deixou de fora os produtos mais críticos para a economia brasileira: aviões, helicópteros e suas partes, suco de laranja, celulose, madeira e móveis, cobre, aço, ferro e alumínio, energia e combustíveis, castanhas, fertilizantes, entre outros.

 

Há ainda a possibilidade de uma nova decisão, até a semana que vem, amplie a exclusão para café e manga, por exemplo, com base no argumento de que não são produzidos nos EUA, citado pelo secretário de Comércio Howard Lutnik em entrevista.

 

As novas tarifas entram em vigor dia 6 de agosto.

 

A redução drástica dos bens tarifados com as tarifas elevadas levou à comemoração de boa parte dos setores econômicos e também do governo brasileiro. Por outro lado, ainda há preocupação do setor de pescados e carne.

 

A avaliação de negociadores do Brasil ouvidos pelo blog, tanto no meio empresarial quanto no governo, é de grande redução do impacto na economia brasileira. A análise dos produtos vai determinar quem ainda é afetado e precisará de medidas compensatórias do governo brasileiro. Segundo um ministro, o trabalho agora será estimar quem ainda fica dentro do chapéu das novas tarifas e como atuar para redirecionar para outros mercados os produtos.

Ana Flor –  G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes