sábado, 31 de janeiro de 2026
InícioDestaquesO Município de Mossoró tem 90 dias para adequar o Museu Lauro...

O Município de Mossoró tem 90 dias para adequar o Museu Lauro Escóssia

Após uma ação civil pública, instaurada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), a Justiça do Rio Grande do Norte decidiu que o Município de Mossoró deve providenciar, no prazo de 90 dias, o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PCCI) do Museu Lauro Escóssia. Esse prazo inclui tanto a elaboração do plano quanto a sua implementação.

A determinação foi dada pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Mossoró e prevê ainda que seja comprovada cada adoção das medidas de segurança. Outra obrigação, constante na sentença, é que a gestão municipal inclua, no orçamento do exercício financeiro seguinte à aprovação do PCCI, a verba necessária para adequar o Museu Municipal Histórico Lauro da Escóssia às normas de segurança previstas.

O prazo, a partir da dotação orçamentária para a conclusão das execução do plano é de seis meses. Os problemas referentes à segurança do museu de Mossoró são de conhecimento do Ministério Público desde o ano de 2011, ocasionando a abertura de um inquérito civil ministerial.

“Em 2011 o MPRN tomou conhecimento de possível situação de irregularidades no museu, consequências da omissão de manutenção e reformas por parte da Prefeitura Municipal de

Mossoró”, informou o Ministério Público.

Porém, apesar dos esforços do MPRN em provocar a municipalidade à ação (uma das tentativas foi a celebração de um termo de ajustamento de conduta), o descaso perdura desde as obras de reforma, situação comprovada pelas vistorias realizadas ainda em 2013 e 2015.

A situação se alastrou no tempo, sendo que, em 2018, o museu encontrava-se com as mesmas irregularidades, o que novamente foi atestado pelo Corpo de Bombeiros e pela

equipe técnica desta promotoria em novas vistorias. “Não restou outra medida ao Ministério Público se não o ingresso com a ACP”, informou o órgão ministerial.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes