NOTAS DA REDAÇÃO
PETROBRAS
O presidente da Petrobras, Jean Paulo Prates inicia sua gestão ajudando ao Rio Grande do Norte. Garantiu que a estatal não vai mais deixar de operar no estado, focando em segmentos de energias renováveis.
TURISMO
O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira da Cunha, agiu rápido e divulgou para todo o Brasil o surgimento de uma fonte de água de cor azul. Mesmo sem infraestrutura, cresce o número de visitantes ao local.
CÂMARA
Na mensagem anual à Câmara Municipal de Parnamirim, Taveira disse que nomeou uma comissão para ver a possibilidade de transformar o local em um empreendimento turístico da cidade.
BISPOS
Terminou a semana sem que o nome do novo Arcebispo de Natal fosse divulgado, embora três nomes tenham sido especulados. Em Mossoró, Dom Mariano Manzano continua sem sucessor definido.
ENERGIAS
Prates declarou que “Neste novo governo vamos retomar os investimentos e, além de manter as áreas de prospecção, produção, refino e comercialização, vamos acrescentar atividades de energias renováveis que serão sediadas em Natal”,
INQUÉRITO
Em outubro de 2022, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) sacou uma arma e perseguiu um homem, no bairro Jardins, em SP. Agora, o ministro do STF Gilmar Mendes, determinou abertura de inquérito para apurar o ocorrido.
COBRANÇA
Na coluna Radar, da revista Veja, a informação de que o ministro Gilmar Mendes telefonou ao senador Rogério Marinho (PL), sobre acusações contra o STF durante sua campanha à presidência do Senado. Rogério recuou de imediato.
CANDIDATURA
Com vários dos seus atuais ministros candidatos à presidência da República, o presidente Lula resolveu dar uma basta, antes que o desentendimento prejudicasse a administração. “Admito concorrer à reeleição”, disse.
IMPOSTO
O presidente Lula não esconde seu desconforto em relação à cobrança de Imposto de Renda para quem ganha R$ 1.903,98 e pretende isentar de cobrança do IR os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos.
DOAÇÃO
O senador Styvenson Valentim autoriza a redução de pena a presos que façam doação de seus próprios órgãos, exceção para os condenados por crimes hediondos.
CONSTITUIÇÃO
O senador Rodrigo Pacheco descumpriu a Constituição e não deu posse ao suplente de Jean Paul Prates, que renunciou para assumir a presidência da Petrobrás. Theodorico Neto, foi à Brasília, mas voltou sem tomar posse no cargo.
VANTAGENS
Além de não receber os subsídios a que teria direito, o quase senador Theodorico deixou de assumir o mandato e não recebeu os subsídios devidos e direito ao plano de saúde enquanto tiver, como todos os senadores.