domingo, 1 de fevereiro de 2026
InícioDestaquesNotas da Redação

Notas da Redação

CANDIDATOS
Com 174.189 eleitores, Mossoró desperta atenção de todos candidatos a cargos eletivos. Para deputado federal, os mais votados deverão ser Sandra Rosado, Beto Rosado, Lawrence Amorim, Natália Bonavides ou Mineiro e o candidato do prefeito Allyson Bezerra.
DEPUTADOS ESTADUAIS
Na disputa por uma cadeira à Assembleia Legislativa, a votação será mais diversificada. A expectativa é que os mais votados sejam Larissa Rosado, Isolda Dantas, Jorge do Rosário, Bernardo Amorim. A ex-prefeita Rosalba, sendo candidata, estará entre as mais votadas.
DIRECIONAMENTO
Os candidatos a cargos majoritários darão atenção especial a três municípios que concentram 35,8% do total de eleitores do estado. Natal, Mossoró e Parnamirim têm, juntos, 850.312 eleitores. Entretanto, havendo endurecimento do resultado, os votos serão procurados município a município.
CANDIDATURA
Como esperado, o senador Jean Paul Prates não teve força suficiente para enfrentar a máquina do PT estadual e terminou aceitando uma solução intermediária. Será candidato a primeiro suplente de Carlos Eduardo. Lula ter-lhe-ia garantido uma posição de destaque em seu governo, no caso de ser eleito presidente da República.
REPRESENTATIVIDADE
A Federação Partidária procura compensar, em parte, a impossibilidade das coligações partidárias, mas tem suas limitações. Entre seus efeitos imediatos, aqui, no Rio Grande do Norte, o eleitor não assistirá mais à eleição dos oito deputados federais eleitos por oito partidos diferentes.
QUOCIENTE
Cada legenda terá que atingir um quociente eleitoral, que é a soma de votos validos, divididos pelo número de cadeira a serem preenchidas. Dependendo do número de votos válidos apurados, é provável que o quociente para Deputado Federal ultrapasse os 200 mil votos, sendo 70 mil votos os mais prováveis para deputado estadual.
BANCADA
Em política, tudo pode acontecer. Entretanto, não tem explicação o PSDB, partido que, hoje, tem força na política estadual do RN, não tenha apresentado nominata para deputado federal. O partido fez sua opção pelo fortalecimento da bancada estadual e apresenta uma nominata com 12 deputados estaduais.
NOMES
A bancada do PSDB, liderada pelo deputado Ezequiel Ferreira, já contava com Gustavo Carvalho, Tomba Farias, Raimundo Fernandes e José Dias, recebeu a filiação dos deputados Albert Dickson, Ubaldo Fernandes, Galeno Torquato, Nelter Queiroz, Kleber Rodrigues, Getúlio Rêgo e Dr Bernardo que estavam filiados a outros partidos.
PARTIDO LIBERAL
O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, foi o que saiu mais forte depois de fechamento da janela partidária. O partido de Waldemar da Costa Neto, que havia elegido 33 deputados em 2018, antes da janela estava com 42 deputados e agora tem 75 parlamentares federais, a maior bancada da Câmara dos Deputados.
RESIGNAÇÃO
O Arcebispo de Natal, por haver completado 75 anos, apresentou sua renúncia ao Governo da Arquidiocese de Natal. Como não existe prazo pré-estabelecido para nomeação do seu sucessor, continuará cumprindo a rotina administrativa até que o Papa Francisco indique quem será o seu substituto no cargo.
,
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!
- Advertisment -

Notícias Recentes